– A vereadora Michelly Alencar (União) está articulando para presidir a Câmara Municipal de Cuiabá a partir da próxima legislatura. A parlamentar busca ser a terceira mulher a liderar o Legislativo cuiabano, repetindo os feitos de Ana Maria do Couto, em 1965, e Chica Nunes, em 2005.
Michelly diz que já conta com o apoio de oito colegas. No entanto, outros parlamentares, como o Demilson Nogueira e Cezinha nascimento, que é do mesmo partido da vereadora, também estão de olho na posição.
Nesta terça-feira (29), a vereadora minimizou as declarações do líder do prefeito Emanuel Pinheiro na Câmara, Marcrean Santos (MDB), que afirmou que alguns vereadores estão buscando a presidência por “vaidade”. “Nem levo em consideração esse tipo de afirmação, porque isso diz respeito mais a quem fala do que a nós, que estamos fazendo uma campanha e articulações justas. Se eu estou aqui, como outros vereadores que querem a melhora da Casa, acho que temos que colocar o nome à disposição, sim”, afirmou.
Se eleita, a jornalista poderá marcar o retorno de uma mulher à presidência da Câmara de Cuiabá após quase 20 anos. A última vez que uma mulher esteve no comando foi durante o mandato de Chica Nunes (PSDB), entre 2004 e 2006.
Atualmente, a Mesa Diretora da Câmara não conta com nenhuma vereadora, apesar de três mulheres integrarem o parlamento até junho deste ano. Além de Michelly, Maysa Leão e Edna Sampaio (PT) faziam parte da Casa, porém, Edna foi cassada após ser acusada de envolvimento em um esquema de rachadinha.
Nas últimas eleições, a representatividade feminina na Câmara aumentou significativamente. Oito mulheres foram eleitas para a próxima legislatura, incluindo Samantha Iris (PL), Paula Calil (PL), Katiuscia Manteli (PSB), Baixinha Giraldelli (DC), Dra. Mara (Podemos) e Maria Avalone (PSDB), além de Maysa e Michelly.
Fonte: odocumento