Política

Tarcísio firma contrato para expansão do metrô até Taboão da Serra em São Paulo

2024 word1

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), assinou, nesta segunda-feira, 10, o contrato de expansão da Linha 4-Amarela da Companhia do Metropolitano (Metrô) de São Paulo até a cidade de Taboão da Serra (SP). 

O projeto, estimado em R$ 3,4 bilhões, prevê expansão de 3,3 km de linha férrea e duas novas estações de metrô (Chácara do Jockey e Taboão da Serra). O município será o primeiro da Grande São Paulo a ter um ramal metroviário além dos limites da capital paulista. Isso beneficiará 90 mil passageiros por dia, segundo dados do governo. 

“Um passo importante de expansão do metrô, levar o para fora de São Paulo e atender a região metropolitana”, disse Tarcísio. “Vamos interligar outras linhas para a população poder acessar a Linha 9 de trens e as Linhas 1, 2 e 3 do Metrô. O sistema vai ficando mais interligado e, quanto mais interligação, mais passageiros a gente traz para o sistema. Isso é fundamental para a mobilidade urbana em um sistema de alta capacidade muito mais eficiente.” 

Ainda de acordo com os dados do governo de Tarcísio, a obra prevista para 2028 gerará aproximadamente 3 mil empregos diretos e indiretos. Com a ampliação, a Linha 4-Amarela terá ao todo 16,1 km e 13 estações. O tempo previsto para cruzar toda a linha será de 55 minutos.

linha 4 amarela - metrô de sp
A Viaquatro É Operadora Da Linha Amarela Do Metrô De São Paulo | Foto: Divulgação/Ape11

A concessionária ViaQuatro, da Linha 4-Amarela, será responsável pelos estudos iniciais de viabilidade e ações necessárias para a expansão do Metrô. De acordo com o governo, isso reduz o prazo para início da implantação do empreendimento e os riscos relacionados à execução das obras. Além de demanda, a análise contempla estudos de licenciamento ambiental e de utilização de áreas públicas e privadas.

Tarcísio firmou convênio com a Prefeitura de Taboão da Serra para organizar as responsabilidades das gestões no projeto. O município deu permissão de acesso às áreas necessárias para a realização das obras, enquanto o governo estadual será responsável por conduzir projetos, execução de obras e licenças do empreendimento.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.