Sophia @princesinhamt
Política

STF autoriza uso do termo ‘parturiente’ para mulheres trans no registro do SUS

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Em favor da inclusão para os trans, os ministros do decidiram, nesta quinta-feira, 17, que a Declaração de Nascidos Vivos (DNV) do Sistema Único de Saúde (SUS) deve incluir o termo “parturiente” para se referir a quem “teve trabalho de parto”.

O termo é aceito pelos LGBTs, que podem ou não se considerar “mães” ou “pais”. A expressão “responsável legal” também foi incluída pelos magistrados no DNV.

A mudança já havia sido adotada administrativamente pelo Ministério da Saúde. Agora, com a decisão judicial, o governo fica impedido de revogar, eventualmente, a medida por conta própria.

A proposta partiu de um acerto entre os juízes do STF. O relator do caso é o ministro Gilmar Mendes. A ação foi apresentada pelo PT.

gilmar mendes
O decano do STF, Gilmar Mendes, durante evento sobre a , na sede da Fiesp – 29/04/2024 | Foto: Aloisio Mauricio/Estadão Conteúdo

Em junho, o STF já havia formado maioria para garantir que a saúde ública dê, amplamente, a assistência aos trans.

Mendes, contudo, havia negado um dos pedidos, que tratava justamente da adequação da DNV, por entender que o governo federal já havia realizado adequações necessárias.

antivacina
A ministra da Saúde, Nísia , durante cerimônia que sancionou o projeto de lei que institui Política Nacional de Saúde Bucal – 08/05/2023 | Foto: Fátima Meira/Estadão Conteúdo

Resumidamente, o DNV é um padrão adotado pela Saúde para registrar os dados iniciais de todo nascimento.

O documento reúne informações sobre o recém-nascido, como o local do parto e a mãe do bebê.

Por isso, com base no DNV, é possível lavrar em cartório a .

O modelo antigo do DNV tinha apenas a categoria “mãe”, mesmo no caso de um “homem trans” alegar ter dado à luz.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.