As eleições municipais de 2024 bateram o recorde de candidatos reeleitos: oito de cada dez candidatos à reeleição tiveram sucesso, informou nesta terça-feira, 29, a (CNM). Outro destaque do levantamento da CNM é a eleição de 730 prefeitas, maior número de mulheres já registrado nas eleições municipais.
O relatório revela que nestas eleições houve um número reduzido de candidaturas, e em 223 municípios apenas um candidato disputou a prefeitura. Agora, com o fim do segundo turno, a CMN pôde contabilizar os dados dos 5.569 municípios — em 51 houve uma segunda votação.
Do total de municípios do país, 5.528 tiveram vencedores definidos. Porém, em 41 municípios, os candidatos mais votados aguardam decisões judiciais para confirmação de seus mandatos.
Entre os 3 mil candidatos à reeleição, 2,4 mil venceram, 14 estão sub judice e 531 foram derrotados. A taxa de sucesso de reeleição foi a maior já registrada, alcançando 82%. Somente três dos 16 candidatos à reeleição no segundo turno não foram bem-sucedidos.
“O avanço no número de mulheres eleitas, por exemplo, ainda que lento, é positivo”, disse o Paulo Ziukoski, presidente CNM. “Tivemos também recordes em candidaturas únicas e no porcentual de reeleitos, além de queda no número total de candidatos.”
Segundo ele, a alta taxa de reeleição sugere que a população não optou por mudanças significativas no comando das cidades, “seja pela avaliação positiva em relação ao que vem sendo realizado, ou ainda pela própria redução no número de candidatos que concorreram”.
O relatório também constatou a influência do partido do governador foi significativa entre os eleitos no segundo turno.
Além disso, o levantamento revela que cerca de 65% dos vencedores pertencem a cinco partidos: PSD (18%), MDB (14%), PL (12%), União (12%) e Podemos (10%). No primeiro turno, PSD, MDB e PP lideraram em número de cadeiras.
Fonte: revistaoeste