O Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Socialismo e Liberdade (Psol) são os partidos políticos mais rejeitados do Brasil. É o que indica uma pesquisa realizada por cientistas políticos da e da Universidade de São Paulo (USP).
Entre os partidos, o PT lidera a rejeição, com 34%, seguido pelo Psol, com 27%. O Partido Social Liberal (PSL) e o Democratas (DEM), que formaram o União Brasil, também estão entre os mais rejeitados. O levantamento, porém, não captou a rejeição ao União Brasil, já que a fusão ocorreu quando o levantamento já estava em andamento.
A pesquisa sobre filiação partidária no Brasil revelou que o “engajamento pelo ódio” desempenha um papel significativo na participação política. Segundo o estudo, 36% dos entrevistados se tornam altamente engajados ao enfrentar a possibilidade de vitória do partido mais rejeitado.
- Partido dos Trabalhadores (PT): 34,1%
- Partido Socialismo e Liberdade (Psol): 27,3%
- Partido Social Liberal (PSL): 25,1%
- Partido Comunista do Brasil (PCdoB): 24,8%
- Democratas (DEM): 20,8%
- Movimento Democrático Brasileiro (MDB): 20,7%
- Partido Progressistas (PP): 12,5%
- Partido Democrático Trabalhista (PDT): 8,3%
- Partido Socialista Brasileiro (PSB): 7,7%
O estudo, realizado pela UFSCar e pela USP, abrangeu os anos de 2020, 2022 e 2023 e envolveu 32 partidos políticos. Ao todo, foram enviados questionários com 52 perguntas a 3.266 filiados e dirigentes partidários, com uma margem de erro de 2% e grau de confiança de 95%.
Fonte: revistaoeste