Grupo do Whatsapp Cuiabá
Política

Nikolas Ferreira aciona PGR para investigar denúncia de ‘milícia digital comandada por Janja’ no Brasil.

2024 word2

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL) informou, nesta terça-, 14, que vai acionar a para investigar a “milícia digital comandada” pela primeira-dama Janja.

Além disso, o parlamentar vai convocar o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, para comparecer à Comissão de Comunicação da Câmara.

Nikolas Ferreira pretende apurar a denúncia da pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP) Michele Prado. A acadêmica disse que Janja criou uma “milícia digital” muito mais “nociva” que o suposto gabinete do ódio do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ainda segundo Michele, a primeira-dama estaria manipulando a opinião pública “como bem deseja”.

“Continuaremos atuando para averiguar estas condutas que são consideradas gravíssimas”, disse Nikolas Ferreira. “Estou protocolando a convocação do ministro Paulo Pimenta, para que ele possa dar as devidas explicações. Protocolarei uma representação à Procuradoria-Geral da República, para que possa investigar estes fatos.”

A denúncia ocorreu na noite desta segunda-feira, 13, quando a pesquisadora respondeu a Pimenta no Twitter/X. Em uma publicação, o ministro disse que as fake news aumentaram no Rio Grande do Sul, em meio às . Na ocasião, Michele perguntou qual estudo ele havia usado.

Michele explicou que fez parte de um grupo de pesquisa sobre o assunto, e recentemente a jornalista Daniela Lima, da GloboNews, “inseriu, por conta própria, a informação falsa de que 31% dos discursos de sentimentos antigovernamentais e anti-institucionais eram , e não classificamos isso”.

Por fim, ela disse que foi desligada da equipe nesta segunda-feira, depois que corrigiu a jornalista. Daniela Lima teria insultado Michele em seu WhatsApp por duas vezes, de acordo com a pesquisadora.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.