Grupo do Whatsapp Cuiabá
Política

Lula visita o Egito e a Etiópia nesta semana: descubra os detalhes dessa importante viagem!

2024 word1
CRM Com Automação Canal Mídia

Nesta semana, o presidente Lula vai visitar o Egito e a Etiópia. Os dois países se tornaram membros do , que reúne as principais economias emergentes do mundo.

O objetivo da viagem do petista pela África é diversificar os parceiros do Brasil nas relações exteriores. O chefe do Executivo pretende ainda fortalecer alianças com países em desenvolvimento, investindo na chamada diplomacia sul–sul, em ao sul global.

Em 2024, Lula ainda não fez viagens internacionais. Desse modo, começando pela África, ele demonstra a importância que dá ao continente.

No Egito, os destaques da agenda de Lula vão ser reuniões bilaterais com o presidente do país, Abdul Fatah Khalil Al-Sisi. Continua prevista uma à Liga dos Estados Árabes.

Já na Etiópia, o petista vai participar, como convidado, da 37ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo da União Africana, que reúne as 55 nações da África.

filho de lula
O presidente Lula, durante o do túnel submerso que ligará as cidades de Santos com a do Guarujá – 2/2/2024 | Foto: Ettore Chiereguini/Estadão Conteúdo

O presidente chegará à capital do Egito, Cairo, na terça-feira 13. Os encontros com o presidente Abdul Fatah Khalil Al-Sisi estão agendados para a quarta-feira 14.

Segundo o Itamaraty, o Brasil se aproximou do Egito durante as negociações para . A saída dos brasileiros passava pelo território egípcio.

Na sexta-feira 16, o presidente chega a Adis Abeba, capital da Etiópia. Ele vai participar da Cúpula da União Africana entre os dias 17 e 18.

Conforme o Itamaraty, o convite ao presidente para participar do encontro demonstra o reconhecimento do continente aos esforços do Brasil para construir pontes com a região. O Brasil apoiou a entrada do Egito e da Etiópia no Brics.

: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.