O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), usou as redes sociais nesta quarta-feira, 15, para pedir desculpa por uma declaração feita em entrevista à rádio BandNews FM no dia anterior. Na ocasião, Leite havia expressado preocupação sobre o possível impacto que grandes volumes de doações físicas poderiam ter no comércio do Estado.
“Quando há um volume tão grande de doações físicas, há um receio sobre o impacto que isso terá no comércio local”, afirmou o governador. “Reerguer esse comércio fica mais difícil à medida que você tem uma série de itens vindos de outros lugares do país”.
Em sua retratação, o governador agradeceu a todos pela solidariedade demonstrada em favor da população gaúcha. Ele explicou que, ao mencionar a situação dos pequenos comerciantes, acabou misturando essa questão com a das doações. Também esclareceu que não teve, em nenhum momento, a intenção de inibir nem desprezar as doações que o Rio Grande do Sul tem recebido do Brasil e de diversos países para a reconstrução do Estado.
“Antes de mais nada, o meu agradecimento a todos pela gigantesca mobilização e solidariedade em favor do povo Gaúcho”, ponderou. “Peço que entendam, entre tantas preocupações que a tragédia nos traz, tem também a situação dos nossos pequenos comerciantes. Ao falar sobre essa situação, acabei misturando com a questão das doações”, justificou.
Leite disse ainda que o impacto no comércio local será uma preocupação para outro momento, e agora, “durante essa onda de solidariedade que está nos abraçando”.
O governador também destacou o desafio que é lidar com a complexa logística com relação às inúmeras doações que não param de chegar e fazer com que elas alcancem a população local que mais precisa. Também falou da dificuldade que será para o Estado encontrar mecanismos para ajudar os comerciantes a se reerguerem.
Ele ressaltou a importância de garantir que esses itens alcancem aqueles que realmente necessitam. Também mencionou que a tarefa de gerenciar essa logística é uma das principais preocupações do seu governo neste momento.
“As últimas semanas têm sido brutais para todos nós, e ninguém está livre de errar”, afirmou.
ESCLARECIMENTO E PEDIDO DE DESCULPAS. pic.twitter.com/SD2qeuUja0
— Eduardo Leite (@EduardoLeite_) May 15, 2024
Fonte: revistaoeste