Grupo do Whatsapp Cuiabá
Política

Desembargadora interrompe julgamento da cassação de Moro: entenda o motivo

2024 word1
CRM Com Automação Canal Mídia

A desembargadora eleitoral Claudia Cristina Cristofani, do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), .

O relator do caso, Luciano Carrasco Falavinha Souza, votou contra a , enquanto o desembargador eleitoral José Rodrigo Sade abriu divergência. Este último defendeu a perda do mandato de Moro. O julgamento será retomado na próxima segunda-feira, 8, conforme a decisão da magistrada.

Além da desembargadora Cristofani e do presidente do TRE-PR, Sigurd Roberto Bengtsson, ainda devem votar os juízes Anderson Fogaça, Guilherme Denz e Julio Jacob Junior.

Depois da decisão do TRE-PR, o caso de Moro seguirá para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Enquanto aguarda a decisão final, o senador permanece em seu cargo, mesmo que haja uma cassação no âmbito regional. Caso a cassação seja confirmada, uma eleição suplementar será convocada no Paraná.

Em editoriais publicados na 2 e nesta quarta-feira, 3, os jornais O Globo e O Estado de S. Paulo expressaram desaprovação ao processo de cassação de Moro.

Para O Globo, as alegações contra o senador “desafiam a e a realidade”, logo, não há motivos para que a decida pela cassação. A publicação ressalta a turbulência na pré-campanha de Moro à Presidência em 2022, que é o pilar das . 

O Estadão elogiou o posicionamento do desembargador Carrasco em seu voto no processo de cassação. “No limite, a ação movida contra Moro pode levar à cassação de seu mandato e torná-lo inelegível por oito anos”, disse. “Entretanto, caso a busca por justiça prevaleça sobre o desejo de vingança, o resultado almejado pelos autores dessas ações não deve ser alcançado. E o consistente voto do relator [Carrasco] foi claríssimo nesse sentido.”

Para o Estadão, o principal acerto do desembargador foi ter demonstrado que perante a Corte Eleitoral paranaense não estavam nem o “todo-poderoso juiz da Lava Jato nem o ministro da Justiça do governo Jair Bolsonaro”.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.