Sophia @princesinhamt
PolĂ­tica

Climatologista critica governo: agenda ambientalista de Lula em debate.

2024 word1
Grupo do Whatsapp CuiabĂĄ

O climatologista Ricardo FelĂ­cio afirmou que o do presidente Luiz InĂĄcio Lula da Silva “nĂŁo faz nada para combater os incĂȘndios porque segue uma agenda ambientalista”. Ele deu a declaração na edição desta terça-feira, 17, do programa .

De acordo com FelĂ­cio, o ambientalismo tem sido o principal vilĂŁo do Brasil. O climatologista comentou o fato de o governo adotar uma postura ideolĂłgica no combate aos incĂȘndios. Segundo ele, a atitude deveria ser Ă©cnica.

“O governo Lula deixou de fazer muita coisa na prevenção aos incĂȘndios”, afirmou FelĂ­cio. “Se nĂŁo usar a engenharia florestal e uma boa gestĂŁo hĂ­drica, nada vai adiantar.” Ele ainda disse que, “se o MinistĂ©rio do Meio Ambiente estĂĄ colocando ‘ambientalistas’ para trabalhar, entĂŁo nada serĂĄ feito”. 

AlĂ©m disso, FelĂ­cio disse que o governo nĂŁo projetou zonas de amortecimento para prevenir os incĂȘndios. Zona de amortecimento sĂŁo cortes seletivos na vegetação. O objetivo Ă© impedir que o fogo se espalhe.

“Mas, no paĂ­s, nĂŁo se pode fazer nada”, lamentou FelĂ­cio. “NĂŁo se pode cortar uma como forma de prevenção, tampouco cortar as vegetaçÔes. Tivemos enchentes no Rio Grande do Sul porque nĂŁo tomaram medidas preventivas.”

FelĂ­cio tambĂ©m afirmou que o governo nĂŁo fez uma boa gestĂŁo hĂ­drica no paĂ­s como medida de prevenção. “NĂŁo armazenaram as ĂĄguas que tivemos, por causa das muitas chuvas”, disse. “Isso poderia ser feito para o combate aos incĂȘndios.”

IncĂȘndios florestais: Brasileiro morre carbonizado em Portugal
Desde o domingo 15, as chamas tĂȘm devastado diversas regiĂ”es de Portugal | Foto: Divulgação/
2024 word1
Moradores de bairros prĂłximos aos incĂȘndios foram aconselhados a molhar suas casas para diminuir os riscos de serem atingidos | Foto: Joel Silva/Reuters
2024 word1
Uma visĂŁo de drone mostra fumaça densa de incĂȘndios na vegetação em RibeirĂŁo Preto (SP) | Foto: Joel Silva/Reuters
2024 word1
Moradores de outras do Estado de SĂŁo Paulo sĂŁo atingidos pela fumaça dos incĂȘndios | Foto: Joel Silva/Reuters
Queimadas no Brasil
Ane afirmou que um dos principais motivos para os incĂȘndios aumentarem Ă© a segunda passagem do El Niño no continente | Foto: AgĂȘncia Brasil/JoĂ©dson Alves
IncĂȘndios tomam conta do Brasil
da Cantareira Ă© fechado por causa dos incĂȘndios no Estado de SĂŁo Paulo | Foto: AgĂȘncia Brasil/JoĂ©dson Alves

Felício ainda lamentou o fato de o governo brasileiro aceitar as imposiçÔes das agendas internacionais. Segundo ele, um dos principais objetivos é tirar a individual de cada cidadão.

“Temos uma agenda programada”, disse. “EstĂŁo colocando fogo nos matos para depois trazer uma solução. E a solução Ă© a perda do direito do cidadĂŁo. MĂĄscaras, lockdown climĂĄtico. Tudo estĂĄ bem sincronizado.”

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidåria que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.