Política

Argentina analisará pedidos de refúgio de brasileiros implicados no 8 de janeiro

2024 word2

Na segunda-feira 10, o porta-voz da , Manuel Adorni, anunciou que o ís examinará individualmente os pedidos de refúgio de brasileiros investigados pelo . A decisão dependerá de critérios legais e de “factibilidade”.

Adorni ressaltou que não é possível antecipar decisões e que a Argentina fornecerá informações solicitadas pelo conforme a lei. Estima-se que cerca de cem brasileiros tenham buscado refúgio no país vizinho, segundo membros do Lula.

Esses processos podem atrasar os pedidos de extradição dos brasileiros foragidos, uma vez que a tramitação dos pedidos de refúgio suspende temporariamente as solicitações. “É preciso ver se cumprem os requisitos ou não”, disse Adorni. “Não podemos antecipar nenhuma decisão.”

A Polícia está listando os brasileiros que possuem mandados de prisão e estão na Argentina. Depois do levantamento, a lista de será enviada ao para que os pedidos de extradição sejam feitos.

Javier Milei presidente da Argentina
Governo Lula Teme Que Acusados Não Serão Extraditados Por Causa Da Relação De Milei Com Bolsonaro | Foto: Reprodução

O ministro Alexandre de Moraes, relator do processo no STF, encaminhará a documentação relativa ao pedido ao Ministério da Justiça. O Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI) vai analisar os antes de enviá-los ao Ministério de Relações Exteriores.

O Itamaraty, por sua vez, remeterá o caso ao órgão homólogo ao DRCI na Argentina. No país vizinho, um juiz de primeiro grau analisará o caso, e a decisão final sobre a extradição será do presidente .

Este é um dos fatores que geram pessimismo em integrantes do governo Lula quanto aos eventuais pedidos de extradição. A aliança de Milei com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é vista como um complicador adicional para a entrega dos foragidos.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.