Pesquisa do Instituto MT Dados revela que 52,9% dos 1,2 mil entrevistados aprovam a gestão de Emanuel Pinheiro, prefeito de Cuiabá desde 2017. Outros 6,29% não souberam responder, e o restante desaprova a administração.
O levantamento, realizado entre os dias 23 e 26 de setembro, foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 08774/2024 e possui uma margem de erro de 2,98 pontos percentuais, para mais ou para menos. O recorte também indica que 51% dos entrevistados são mulheres e que 39% possuem renda entre três e cinco salários mínimos.
A pesquisa ainda aponta a aprovação e rejeição da gestão do presidente Lula, com 55,08% de aprovação e 37,74% de reprovação. O prefeito Emanuel Pinheiro ressaltou que, mesmo diante de uma campanha intensa promovida por adversários políticos e sem aporte financeiro, principalmente na área da saúde, sua gestão tem acumulado prêmios importantes, sendo a aprovação da população um reflexo disso, referindo-se aos mais de 52% de aprovação.
Ele cita que, em 2024, por exemplo, Cuiabá recebeu sete prêmios, incluindo um por transparência na gestão fiscal e contabilidade, concedido pelo Governo Federal, além de ser reconhecida como o município que mais investe em saneamento básico — fatos incontestáveis de uma boa administração.
Desde que assumiu a administração da capital em 1º de janeiro de 2017, Pinheiro destacou diversas transformações em áreas como saúde, educação, assistência social, meio ambiente e infraestrutura. Na área da saúde, Pinheiro relembrou a precariedade do setor no início de seu mandato.
“Cuiabá não tinha uma boa infraestrutura de saúde pública. Hoje, temos o maior hospital de Mato Grosso, o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), entregue em nossa gestão”, afirmou. Ele também mencionou a entrega das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Verdão e Jardim Leblon, além do aumento das equipes de saúde bucal e da família. O prefeito ainda destacou avanços no saneamento básico.
“Quando assumi, apenas 33% da cidade tinha cobertura de esgotamento sanitário. Hoje, esse número chegou a 92%.” Ele também mencionou melhorias no transporte público e na educação, com a climatização de todas as salas de aula e a distribuição de uniformes completos para os alunos da rede municipal. Por fim, Pinheiro ressaltou a valorização dos servidores públicos e a revitalização de ícones culturais, como o Mercado do Porto, Mercado Municipal Miguel Sutil e o estádio Dutrinha.
“Nossa gestão foi marcada por grandes realizações. Irei deixar um legado de crescimento, além de garantir que todos os alunos — hoje mais de 58 mil — recebam kits de material e uniformes escolares completos. Sem contar que todas as 169 unidades escolares, além de todas as unidades de saúde, possuem ambientes climatizados. Já reformei mais de 31 unidades escolares e vou deixar quase pronta a maior via estruturante de nossa cidade, beneficiando mais de 150 mil pessoas: o Contorno Leste. Também entrego uma frota operacional 100% climatizada e fui a única gestão a construir e entregar dois viadutos. Cuiabá nasceu para ser cabeça, não cauda”, concluiu.
Fonte: odocumento