Assim como a saúde, a educação será um dos principais compromissos de Abilio Brunini (PL), como prefeito de Cuiabá, a partir de 2025 e uma das suas propostas é a criação da ronda escolar em parceria com a Polícia militar e Ordem Pública. A prefeitura deve reforçar a segurança nas escolas em conjunto com a guarda municipal.
Em seu planejamento estão a construção de novas unidades escolares, hotel infantil, creches (com horário estendido) e a implantação de um Centro de Atendimento Especializado como a espinha dorsal de sua administração.
“Com a construção de novas escolas vamos ampliar as vagas nas salas de aula e dar oportunidade para quem precisa estudar. A construção de novas creches vai ampliar a oferta de educação infantil e a introdução do horário estendido vai facilitar a vida das famílias”, explicou.
Abilio reforça que com o hotel infantil, os pais poderão deixar suas crianças em segurança para ir trabalhar. Já o Centro de Atendimento Especializado vai atender alunos portadores de autismo e transtornos na escola regular, oferecendo suporte pedagógico, psicológico e terapêutico.
“Para isso, haverá material didático adaptado e adaptação dos espaços escolares para que esses alunos possam receber a inclusão. Isso vai favorecer toda a população”, argumenta Abilio.
São várias as inovações prometidas por Abilio para a educação. Uma delas é a implementação de um programa de acesso às tecnologias na escola como um estímulo à criatividade dos jovens. A criação de programas de formação e aperfeiçoamento no contraturno educacional, integrando a EJA, mercado de trabalho e inclusão sociodigital, visa o aperfeiçoamento.
“A educação integral e extracurricular é outro ponto importante. Dessa forma, as escolas promoveriam a inclusão de atividades artísticas, esportivas e culturais, educação ambiental, empreendedorismo, ensino bilíngue, robótica, xadrez e educação financeira”.
Outra boa novidade é a modernização das escolas com investimento em climatização, internet, acessibilidade e segurança, assim como a criação de um programa alimentar para garantir refeições nutritivas e saudáveis para os alunos.
Valorizar o servidor é outro plano de Abilio que propõe a revisão de cargos, salários e do plano de carreira dos trabalhadores da educação. E para sustentar a demanda, o candidato promete a expansão do quadro de pedagogos e especialistas, bem como a formação continuada e desenvolvimento didático para docentes e profissionais que atuam na área.
(Com Assessoria)
Fonte: olivre.com.br