O Mato Grosso registrou redução de 26% em roubos e 9% em furtos entre janeiro e maio deste ano, segundo dados da Superintendência do Observatório de Segurança Pública. O resultado é atribuído ao reforço no policiamento no Centro de Cuiabá, onde comerciantes afirmam nunca ter visto tamanha presença policial.
Empresária do setor de semijoias há 15 anos, Joana de Oliveira Salgado afirma sentir-se mais segura com as rondas a pé, viaturas, cavalaria e o apoio de câmeras do programa Vigia Mais MT, que somam cerca de 800 unidades só na área central. “A realidade hoje é completamente diferente”, comentou.
Além das rondas constantes, a Operação Centro Seguro, iniciada pela Polícia Militar, mobiliza mais de 300 policiais em 63 viaturas até o início de julho. A ação integra o Programa Tolerância Zero, que investe em novas viaturas, armamentos e estratégias para combater crimes em todo o estado.
Trabalhadores da região, como vendedora Adriana Ferreira de Souza e o farmacêutico Ronaldo Simão, relatam que a visibilidade dos policiais garante tranquilidade mesmo em horários noturnos. Simão também destacou a integração entre comerciantes e PM na identificação de suspeitos por meio de câmeras de segurança.
A operação conta com policiamento montado, unidades especializadas como Raio, Rotam, Bope, BPMTran, BPMPA, Força Tática e o suporte aéreo da Ciopaer, reforçando o policiamento ostensivo em áreas comerciais e bancárias para prevenir crimes e aumentar a sensação de segurança.
Fonte: cenariomt