Sophia @princesinhamt
Mundo

Polícia realiza buscas na residência da presidente do Peru: Últimas investigações em andamento

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Na madrugada deste sábado, 30, as autoridades do conduziram buscas na casa da , que está sendo investigada por possível enriquecimento ilícito.

A investigação começou depois que uma emissora de televisão noticiou que a presidente é vista usando joias da marca Rolex desde 2021. Ela não as declarou como parte de seu patrimônio.

De acordo com informações da agência de notícias AFP, cerca de 40 agentes e procuradores intervieram na investigação “para revistar a casa e apreender os relógios Rolex”, cuja origem e aquisição não foram especificadas.

O inquérito foi iniciado em 18 de março, logo depois da denúncia contra a presidente ser divulgada na televisão. Uma reportagem do programa jornalístico La Encerrona revelou que Dina utilizou vários relógios Rolex em eventos oficiais desde que se tornou vice-presidente no governo anterior e ministra do Desenvolvimento e Inclusão Social em 2021.

A investigação do programa abrange o período até dezembro de 2022, quando ela assumiu a Presidência. A ação conjunta do Ministério Público e da polícia foi transmitida pela Latina, emissora de televisão local.

Os agentes cercaram a casa localizada no bairro de Surquillo, no Leste de Lima, e fizeram uma barreira humana para impedir o trânsito de veículos nos arredores. Segundo a polícia, a operação na casa foi para fins de busca e apreensão.

A operação ocorreu depois que o Ministério Público recusou o pedido da presidente para adiar uma diligência agendada para o início da semana, na qual ela apresentaria os relógios e seus recibos de compra.

Se acusada neste caso, a presidente não pode ser julgada até julho de 2026, quando seu mandato termina. No entanto, de acordo com a Constituição do país, ela pode ser investigada ao longo deste período.

O escândalo também pode levar a um pedido de demissão no Congresso, sob alegação de “incapacidade moral”. Para isso, os grupos de direita que controlam o Parlamento devem se unir aos grupos minoritários de esquerda.

Os promotores presentes na residência de Dina não deram declarações aos jornalistas do lado de fora, que acompanhavam a operação.

De acordo com a imprensa local, a presidente não estava em casa, e não se sabe se ela estava em seu escritório no Palácio do Governo. A Presidência peruana ainda não se pronunciou sobre as buscas.

Depois da reportagem, a presidente afirmou que o relógio é antigo e “fruto de seu esforço”, já que trabalha desde os 18 anos.

Como resultado do escândalo, a Controladoria da República anunciou que revisará novamente as declarações patrimoniais dos últimos dois anos em busca de possíveis desequilíbrios.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.