Uma falsa ameaça de atentado terrorista no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, mobilizou a Polícia Federal e terminou com a prisão de um homem de 35 anos. O suspeito passou um trote alegando que terroristas planejavam um ataque no dia 23 de junho. A denúncia dizia que os envolvidos estariam reunidos em uma chácara, o que levou as forças de segurança a se deslocarem até o local. Durante a aproximação, o homem foi visto fugindo.
O mandado de prisão foi expedido após a identificação do suspeito, que foi capturado em flagrante e levado para prestar depoimento na Polícia Federal. Ele se desculpou pela confusão gerada. O episódio ocorreu no dia 21 de junho e terminou com a prisão no dia 27. Durante audiência de custódia, o investigado afirmou ter esquizofrenia. A Justiça Federal decidiu substituir a prisão por medidas cautelares, como uso de tornozeleira eletrônica e a proibição de se aproximar a menos de 300 metros do aeroporto.
O Ministério Público Federal pediu a revogação da prisão, desde que fossem aplicadas restrições e oferecido tratamento psicológico ou psiquiátrico. O juiz federal responsável destacou que não havia risco à ordem pública, já que o alarme se mostrou fruto de um transtorno mental diagnosticado previamente. Mato Grosso segue atento a episódios que possam gerar pânico ou mobilização indevida dos órgãos de segurança.
Fonte: cenariomt