CUIABÁ MATO GROSSO

Polícia em Ação: Operação contra Violência Doméstica em Mato Grosso

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A Polícia Civil de Mato Grosso deu início nesta terça-feira (5) à Operação Shamar, voltada ao enfrentamento à violência doméstica nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande. Ao todo, foram cumpridos 13 mandados de prisão preventiva e 11 de busca e apreensão contra investigados por crimes cometidos contra mulheres.

A iniciativa faz parte de uma mobilização nacional promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública durante o mês de agosto, com ações simultâneas em todo o país. Em Mato Grosso, a operação segue até 4 de setembro, com reforço nas diligências para o cumprimento de decisões judiciais expedidas pelas Varas Especializadas de Violência Doméstica das comarcas envolvidas.

Os alvos da operação tiveram as medidas cautelares autorizadas com base em investigações conduzidas pelas unidades especializadas da Polícia Civil, com o objetivo de garantir maior segurança às mulheres e coibir reincidências.

Participam da operação equipes da Coordenadoria de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher e Vulneráveis, da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Cuiabá e da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, Criança e Idoso de Várzea Grande.

O nome “Shamar”, que dá título à operação, é originário do hebraico e significa “cuidar, guardar, proteger, vigiar e zelar”. A ação também integra as atividades da campanha “Agosto Lilás”, que marca os 19 anos da promulgação da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), um dos principais marcos legais no combate à violência doméstica no Brasil.

Fonte: cenariomt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.