Na terça-feira (5.8), a Polícia Civil realizou a Operação Shamar nas cidades de Mato Grosso, especificamente em Cuiabá e Várzea Grande, com o objetivo de prender dez homens que descumpriram medidas protetivas. Além das prisões, a ação resultou na apreensão de uma pistola, uma arma longa, munições e aparelhos celulares.
Os alvos da operação são investigados em inquéritos policiais que tramitam nas unidades especializadas da Polícia Civil, voltadas ao enfrentamento da violência contra a mulher. A iniciativa integra o calendário do Agosto Lilás, mês dedicado a intensificar ações de prevenção e repressão a esses crimes.
A operação contou com a participação de 88 policiais civis, incluindo equipes da Coordenadoria de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher e Vulneráveis, Delegacias Especializadas de Defesa da Mulher de Cuiabá e de Várzea Grande, além do apoio da Diretoria de Atividades Especiais (DAE), Delegacia Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc) e da Metropolitana.
O nome Shamar, de origem hebraica, significa cuidar, proteger e vigiar. O plano estratégico da operação prevê ações em todo o estado entre 1º de agosto e 4 de setembro, com foco no cumprimento de mandados judiciais e na prevenção de crimes relacionados à violência doméstica.
Fonte: cenariomt