Fashion

Pingente de cerâmica em flor: como este acessório da marca viralizou online

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2026 word3

U

m pingente de cerâmica em formato de flor foi o que fez a marca Analume, que leva o nome da designer e ilustradora Ana Luisa Meneguette, viralizar na internet no ano passado. Hoje, sua conta no Instagram possui mais de 16 mil seguidores e abriga uma comunidade que virou fã dos itens artesanais. Não à toa, o acessório apareceu na última edição impressa da , em um editorial com nossa estrela de capa, a skatista .

Antes da cerâmica, com a formação em Design de Produto, Ana postava seus trabalhos no Instagram e recebia encomendas. Nada como um negócio de fato, mas a artista já via como um possível caminho a ser seguido.

Focada no desenho e design gráfico, a fundadora revela que, apesar de ter contato com uma matéria de joias de prata durante a faculdade, nunca havia pensado em seguir a área dos acessórios. Mas, por conta da influência de sua mãe, que possui um ateliê de cerâmica, no início de 2025 Ana criou o primeiro pingente de cerâmica para uso próprio e postou nas redes sociais.

“Foi por um acaso que a flor acabou surgindo, eu não estava pensando em vender, só queria um acessório. E eu sou muito curiosa com processos por conta da minha formação. Tinha feito a flor grande e redonda como um enfeito de parede, porque o meu foco sempre foi artigos de decoração ou objetos, aí minha mãe deu a ideia do pingente, e acabei fazendo.”

O produto cheio de personalidade encantou as pessoas do convívio de Ana, até que veio a ideia de postar um vídeo que mudou tudo. “Já faz alguns anos que eu venho postando o meu trabalho na internet e nunca tinha acontecido nada, eu vendia normal. Aí, postei no , o vídeo acabou viralizando e recebi muitos seguidores. Realmente não esperava tanta repercussão.”

Com o crescimento da marca, os desafios de empreender também surgiram. Ana teve que aprender a lidar com os correios, estoque, como se comunicar com as pessoas dentro do site e os prazos de envio, por exemplo. “Tive que virar adulta em dois seguidos e fazer acontecer, mas também tive muitos privilégios de poder fazer as coisas com calma. E, mesmo assim, foi difícil, ainda mais por ter que dar conta de tudo sozinha.”

Para a artista, ão se apegar em estar tudo perfeito é um conselho fundamental para quem está começando. “Não espere ter uma ideia muito genial ou ter a ideia mais inovadora e brilhante do mundo, porque aí ficamos com mais medo e acabamos criando mais dificuldades esperando esse ‘momento ideal’. Se arrisque e se jogue com o você tem agora, sem ficar esperando.”

+Quer receber as principais notícias da direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.

Os óculos de Timothée Chalamet viraram símbolo em Marty Supreme

Fonte: capricho

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.