Em uma campanha para alertar sobre o câncer de pele, o Hospital São Benedito recebeu, na manhã deste sábado (13), a Associação Piano Gente, responsável pela exibição de clássicos nacionais e internacionais a partir dos toques de piano.
Para simbolizar a causa, o tradicional piano de cauda da Associação Piano Gente foi totalmente customizado com a cor laranja, que representa a campanha contra a doença.
A iniciativa faz parte da campanha “Sol tá quente pra daná: tenha mais cuidado com a pele”. Na ocasião, houve a entrega de protetores solares e breves diálogos com servidores e pacientes sobre a prevenção ao câncer de pele. A campanha reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de pele, utilizando a arte como veículo para a saúde e a informação.
O músico Dario Scherner, fundador do Piano Gente, destacou a relevância da ação em um estado quente como Mato Grosso.
“Moramos em um estado muito solar, onde a população é exposta ao sol com muito pouca informação sobre os cuidados com a pele para prevenir a doença. Nosso propósito é levar informação com profissionais do setor, sociedade organizada e população e, por isso, vamos percorrer locais-chave para atingir o público em geral e profissionais da saúde”, disse.
O enfermeiro Richard Lopes, enfermeiro do Hospital São Benedito, fez uma breve palestra aos servidores sobre a prevenção do câncer de pele.
“O protetor solar, ao contrário do que muitos pensam, não serve apenas para momentos de praia. É esse produto que previne queimaduras solares, câncer de pele, envelhecimento precoce e ajuda a manter a saúde geral da pele. Nós, profissionais da saúde, aliada à arte, precisamos disseminar essa informação e fortalecer o conhecimento”.
Saiba mais
O câncer de pele é o mais incidente no Brasil, sendo dividido em tipos não melanoma (carcinoma basocelular e carcinoma de células escamosas) e o melanoma cutâneo, este último considerado o mais agressivo. São esperados mais de 200 mil casos de câncer não melanoma previstos para 2025.
Estatísticas da campanha de 2024, que atendeu 18 mil pessoas, revelam que os hábitos de exposição solar seguem sendo motivo de preocupação, já que 62,51% dos atendidos declararam se expor ao sol sem proteção, e apenas 31,63% afirmaram usar protetor solar regularmente.
A falta de acesso a cuidados dermatológicos aumenta ainda mais a preocupação. De acordo com recente pesquisa do Instituto Datafolha, cerca de 90 milhões de brasileiros, o equivalente a 54% da população, nunca consultaram um dermatologista, reforçando a importância da campanha e o papel essencial do dermatologista para a saúde da pele.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Autor: Rafael Costa
Foto: Rafael Costa






