A Petrobras confirmou que a plataforma P-78 zarpou de Singapura rumo ao campo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Campos, litoral Sudeste do Brasil. Esta será a sétima unidade em operação na região, e já conta com equipe brasileira embarcada para antecipar processos de comissionamento e treinamento.
O deslocamento com tripulação permitirá adiantar em cerca de duas semanas o início das atividades, previsto para dezembro. A chegada ao Brasil deve ocorrer na segunda quinzena de setembro. Segundo a Petrobras, a prática não era adotada desde 1999 e visa manter sistemas complexos do FPSO em condições operacionais durante a viagem.
A P-78 é uma unidade FPSO (Floating Production Storage and Offloading), com capacidade para produzir até 180 mil barris de petróleo por dia e comprimir 7,2 milhões de metros cúbicos de gás diários. Com a entrada em operação, a estatal estima um aumento de 18% na capacidade instalada no campo de Búzios, totalizando cerca de 1,15 milhão de barris diários.
Atualmente, o campo conta com seis plataformas: P-74, P-75, P-76, P-77, Almirante Barroso e Almirante Tamandaré. Localizado a 180 quilômetros da costa do Rio de Janeiro, o pré-sal responde por aproximadamente 80% da produção nacional de petróleo e gás, segundo a ANP.
O casco da P-78 foi construído em estaleiros na China e na Coreia do Sul, com integração dos blocos também em solo coreano. O comissionamento dos módulos ocorreu em Singapura, incluindo partes produzidas em Angra dos Reis, no litoral fluminense.
Descoberto em 2006, o pré-sal consolidou a autonomia energética brasileira, graças à alta produtividade e à qualidade do óleo leve extraído nos reservatórios.
Fonte: cenariomt