A Petrobras anunciou que iniciou a produção de petróleo da plataforma P 78 no Campo de Búzios, localizado no pré sal da Bacia de Santos. A operação começou na última quarta feira, dia 31, e foi confirmada oficialmente pela estatal nesta sexta feira, dia 2.
O navio plataforma tem capacidade para produzir até 180 mil barris de óleo por dia, além de 7,2 milhões de metros cúbicos de gás natural diariamente. Com a nova unidade em funcionamento, a capacidade instalada do Campo de Búzios chega a cerca de 1,15 milhão de barris de petróleo por dia.
A operação da P 78 também possibilita o envio de gás natural para o continente por meio da conexão com o gasoduto Rota 3, em Itaboraí, no estado do Rio de Janeiro. Segundo a companhia, essa integração pode ampliar a oferta nacional de gás em até 3 milhões de metros cúbicos por dia.
De acordo com a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, o início da produção da nova plataforma contribui diretamente para a principal meta da empresa até 2026, que é o aumento da produção de petróleo e gás. A estatal projeta alcançar uma produção média de 2,5 milhões de barris de petróleo por dia ao longo deste ano, com participação relevante do Campo de Búzios, maior do país em reservas e volume produzido.
A empresa informou ainda que a plataforma foi equipada com tecnologias voltadas à redução de emissões e ao ganho de eficiência operacional. Entre os recursos adotados estão sistemas de recuperação de gases de queima, controle de rotação em bombas e compressores e integração energética nos processos de tratamento de óleo e gás.
A P 78 é a sétima plataforma em operação no Campo de Búzios, que em outubro de 2025 superou a marca de 1 milhão de barris de petróleo produzidos por dia. Descoberto em 2010, o campo está situado a cerca de 180 quilômetros da costa do Rio de Janeiro, em águas ultraprofundas com mais de 2 mil metros de profundidade.
adicione Dia de Ajudar às suas fontes preferenciais no Google Notícias
.
Fonte: cenariomt






