Em contrapartida, 27% disseram ter participado de festas juninas, e apenas 34% relataram ter ido a qualquer tipo de festa popular. Quando os entrevistados foram questionados especificamente entre festas juninas e eventos carnavalescos, os resultados indicam que, na capital mato-grossense, a tradição ligada à fé ainda está mais presente no cotidiano popular do que a folia.
Após as festas religiosas (27%), aparecem com menor frequência as festas agropecuárias e gastronômicas (6%), datas comemorativas como aniversários de cidades (2%), festas folclóricas (2%) e uma série de manifestações menores, incluindo festas locais e regionais, eventos artísticos, festas escolares e até raves, todas com 1% das citações.
Os dados refletem o perfil cultural de Cuiabá, marcado pelo conservadorismo e pela forte tradição católica. Na nuvem de palavras elaborada a partir das respostas, os entrevistados citaram manifestações como a festa de São Benedito, Siriri e Cururu, cavalhadas, festa da pamonha, festivais de inverno e até festas da terceira idade.
Entre os cuiabanos que disseram ter ido ao teatro nos últimos 12 meses, 22% do total, 79% também participaram de festas juninas, enquanto 28% frequentaram blocos de Carnaval e 23% desfiles carnavalescos.
A pesquisa Cultura nas Capitais, foi realizada pela JLeiva Cultura & Esporte em parceria com o Datafolha e divulgada nesta quarta-feira (27). O estudo nacional sobre hábitos culturais entrevistou 19.500 pessoas em todas as capitais do país, incluindo Brasília. Em Cuiabá, foram realizadas 600 entrevistas entre 26 de abril e 9 de maio de 2024.
Fonte: Olhar Direto