Economia

Pesquisa revela: 70% dos consumidores antecipam compras de Natal na Black Friday

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2025 word1

A Black Friday se consolidou como uma importante data para o planejamento das compras de final do ano, a fim de aproveitar as ofertas e comprar os presentes a preços mais baixos. Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise, indica que 70% aproveitam o evento para fazer as compras de Natal.

Entre esses consumidores, 24% sempre adquirem parte ou todos os presentes nesse período e 45% aproveitam algumas promoções. Apenas 13% ignoram o evento.

[Continua depois da Publicidade]

“Os dados confirmam que a Black Friday transformou o calendário de compras natalinas no Brasil. O evento é agora um alicerce fundamental para o comércio, atuando como um poderoso motor de vendas que beneficia o consumidor com descontos e o varejo com um expressivo aumento na movimentação de capital e tráfego de clientes, tanto em lojas físicas quanto virtuais”, destaca o presidente da CNDL, José César da Costa.

De acordo com os consumidores entrevistados, 31% gastam menos nas compras de Natal (por anteciparem aquisições com desconto), 23% mantêm o mesmo valor gasto, e 21% acabam gastando mais, porque compram um número maior de produtos.

“Os resultados enfatizam a importância da Black Friday para o comércio. O evento deixou de ser uma data isolada de descontos e se consolidou como a abertura oficial da temporada de vendas de fim de ano. A data é amplamente utilizada pelos consumidores para pesquisa e comparação de preços, além de ser um termômetro para o varejo entender as preferências e prioridades do consumidor”, afirma Costa.

Fonte: cenariomt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.