Notícias

Pesquisa Datafolha: Saúde e Segurança são Prioridades para Brasileiros, Superando Preocupações Econômicas

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2025 word1

Uma nova pesquisa do Datafolha, divulgada neste sábado (13), aponta que a saúde é o principal problema do país para 20% dos brasileiros, seguida pela segurança pública, citada por 16% dos entrevistados. A economia, que até abril liderava as preocupações, aparece agora em terceiro lugar, com 11%.

O levantamento foi realizado de forma presencial entre os dias 2 e 4 de dezembro, com 2.002 participantes distribuídos em 113 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Mudança no ranking das preocupações

Os dados indicam uma mudança no foco da população ao longo de 2024. Em abril, a economia era a principal preocupação para 22% dos entrevistados. Desde então, o tema perdeu força e encerrou dezembro próximo de 10% a 11%.

Durante a atual gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a saúde se mantém como um problema constante, oscilando entre 20% e 22% das citações. Já a segurança pública registrou um pico em setembro, quando chegou a cerca de 22%, antes de recuar para os 16% observados na última medição.

As variações observadas estão dentro da margem de erro da pesquisa, de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Outros problemas citados

Além dos temas principais, educação e desemprego foram mencionados por 8% dos entrevistados cada. Corrupção e fome aparecem com 6%, desigualdade social com cerca de 5%, impostos com 1% e política não foi citada por nenhum entrevistado. Outros problemas somaram 8% das respostas.

Diferenças entre homens e mulheres

O levantamento também mostra diferenças marcantes entre homens e mulheres na percepção dos principais problemas do país.

Entre os homens, a violência aparece como a principal preocupação: 18% apontam a segurança pública como prioridade. A saúde vem logo atrás, com percentual ligeiramente menor.

Já entre as mulheres, a saúde lidera de forma mais expressiva, citada por 26% das entrevistadas. Em seguida aparecem violência/segurança, com 13%, e economia, com 11%. O resultado indica que, para as mulheres, o bem-estar pessoal e o acesso a serviços públicos, especialmente na área da saúde, têm maior peso.

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.