O ano de 2026 começa sob um cenário de cautela para a pecuária leiteira brasileira. A avaliação é de pes7quisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, que apontam um ambiente econômico menos favorável ao crescimento acelerado do setor, ainda que com perspectivas de maior estabilidade nos preços pagos ao produtor ao longo do ano.
Com a projeção de um Produto Interno Bruto (PIB) próximo de 2% e uma expansão mais moderada da oferta de leite cru, estimada entre 2% e 2,5%, o mercado tende a apresentar menor volatilidade em comparação a anos anteriores. Esse movimento, segundo os pesquisadores, reduz a ocorrência de oscilações bruscas de preços, mas não significa, necessariamente, recuperação imediata da rentabilidade no campo.
Os preços do leite ao produtor iniciam 2026 em patamares significativamente inferiores aos observados em ciclos passados, reflexo do ajuste entre oferta e demanda ocorrido ao longo de 2024 e no início de 2025. De acordo com o Cepea, a tendência é que os valores sigam pressionados no primeiro trimestre do ano, com retomada gradual apenas a partir do comportamento sazonal típico do setor, entre os meses de abril e agosto.
Apesar desse cenário mais contido, os pesquisadores avaliam que o custo de produção pode atuar como um fator de amortecimento das margens. A expectativa de menores custos com ração, especialmente em função do comportamento dos preços dos grãos, pode evitar quedas mais acentuadas na rentabilidade dos produtores. Ainda assim, o Cepea ressalta que as margens devem permanecer inferiores às registradas em 2024 e também ao desempenho observado no primeiro trimestre de 2025.
O ambiente de negócios para a pecuária leiteira em 2026, portanto, exige atenção redobrada. Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), oportunidades podem surgir ao longo do ano, especialmente para produtores mais organizados, mas estarão condicionadas à disciplina financeira, à eficiência produtiva e a uma gestão rigorosa dos custos.
A avaliação dos pesquisadores é de que o momento não comporta decisões baseadas apenas em expectativas de alta de preços. Em um cenário de crescimento econômico moderado e oferta ajustada, a sustentabilidade da atividade leiteira dependerá, cada vez mais, da capacidade do produtor de planejar, controlar despesas e buscar ganhos de produtividade, mantendo equilíbrio entre custos, produção e remuneração no campo.
adicione Dia de Ajudar às suas fontes preferenciais no Google Notícias
.
Fonte: cenariomt






