O Papa Francisco, de 86 anos, participou inesperadamente da cerimônia de Domingo de Ramos na Praça de São Pedro, no Vaticano, neste domingo, 13.
Em recuperação depois de uma longa internação por dupla pneumonia, o pontífice demonstrou sinais de melhora ao saudar os fiéis com uma voz mais forte, trazendo alegria aos presentes.
Durante a celebração, Francisco declarou: “Feliz Domingo de Ramos! Feliz Semana Santa!”, com a voz ligeiramente fraca no final.
Sua presença não era esperada, e o Vaticano informou que a participação do papa nas cerimônias da Páscoa dependerá do clima.
Oração especial e agradecimentos
A oração do Domingo de Ramos, escrita por Francisco, foi presidida pelo cardeal Leonardo Sandri. Francisco agradeceu pelas orações recebidas.
“Irmãos e irmãs, muito obrigado pelas orações”, disse. “Neste momento de fraqueza física, elas me ajudam a sentir ainda mais a proximidade, a compaixão e a ternura de Deus.”
O Papa também orou pelas vítimas de guerras, pobreza e desastres naturais, pedindo paz para o Sudão, Líbano, Ucrânia, Palestina, Israel, República Democrática do Congo e Mianmar. Além disso, dirigiu suas preces às vítimas de um desabamento de boate na República Dominicana.
Papa Francisco visita a Basílica de São Pedro
Na quinta-feira 10, Francisco fez uma visita inesperada à Basílica de São Pedro. Durante sua permanência, ele cumprimentou os fiéis e abençoou o bebê de um casal de turistas.
O Papa foi ao local para inspecionar obras de reforma e orar diante do túmulo de Pio X.
A Secretaria de Imprensa do Vaticano ressaltou que Francisco ficou “muito feliz” com a interação. Segundo a agência de notícias AFP, o Papa prossegue com fisioterapia motora e respiratória, mostrando melhorias evidentes.
Depois de mais de cinco semanas no hospital Gemelli, em Roma, ele retornou ao Vaticano em 23 de março. Os médicos recomendaram repouso por dois meses devido ao impacto da doença em suas atividades diárias.
Fonte: revistaoeste