Pantanal em Destaque: sabores e biodiversidade de Mato Grosso conquistam Nova York na Visit Brazil Gallery
O Sebrae/MT foi o responsável por levar empresários à Nova York para apresentar seus produtos e experiências locais ao mercado norte-americano
07/11/2025 às 09:09
A convite do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT), quatro empresários mato-grossenses apresentaram o destino turístico do Pantanal para o mercado norte-americano durante a Visit Brazil Gallery (Galeria Visit Brasil), em Nova York.

A exposição, que teve como tema “Bioma Pantanal – Tempo e Águas”, ocorreu entre os dias 29 de outubro a 2 de novembro. A chef Ariane Malouf, do Toroari Cozinha Nativa, levou a culinária pantaneira aos visitantes, enquanto os empresários Alice Nascimento, Giuliano Bernardon e Rachel Zancheti expuseram os atrativos turísticos da região por meio dos estabelecimentos de hospedagem: Pousada Mutum, Aymara Lodge, e Jardim da Amazônia Lodge.
O diretor Técnico do Sebrae/MT, André Schelini, que acompanhou os empresários, conta que o trabalho da instituição em fomentar a cadeia turística do Pantanal resulta na potencialização dos pequenos negócios para que se fortaleçam e se capacitem para atender novas demandas e grandes mercados, como o dos Estados Unidos.
“A participação na Visit Brasil Gallery representa uma vitrine para divulgar ao mundo a riqueza natural e cultural do Pantanal, considerado um patrimônio singular do Brasil. E, ao longo da última década, o Sebrae Mato Grosso vem impulsionando a comercialização e a visibilidade desta região como destino turístico por meio de rodadas de negócios, famtours e press trips, em ações nacionais e internacionais que reforçam a imagem de um símbolo de turismo sustentável e expressão da identidade cultural brasileira”, destacou.

A chef Ariani Malouf, reconhecida por agregar a cultura local cuiabana e pantaneira em seus pratos, pontua que a oportunidade de estar na Visit Brazil reforça o compromisso do poder público e privado em atuar na divulgação das riquezas de Mato Grosso em nível internacional. “Mato Grosso é único, abriga três biomas incríveis, oferece aventura, cultura e experiências gastronômicas inesquecíveis. Visitar o Mato Grosso é uma oportunidade de contemplar a biodiversidade e também experimentar as nossas preciosas receitas”, contou.
A empresária Raquel Zanquetti, do Jardim da Amazônia Lodge, conta que levou a história do seu empreendimento para os visitantes e empresários do setor de turismo durante a exposição. “Nós trabalhamos há 28 anos com observação de aves em nosso lodge e, observando o ambiente e o que mais atrai os turistas, fomos nos aprimorando. Na exposição, vivemos momentos importantes de debates, inspirações e encontros. Voltei para casa com muitas ações a serem implementadas para melhorar ainda mais o nosso negócio”, detalhou.
Para o empresário Giuliano Bernardon, do Aymara Lodge, o Pantanal ainda é um destino pouco conhecido pelos turistas internacionais, e o trabalho desempenhado pelo Sebrae/MT ao longo dos últimos 10 anos tem mudado esta realidade. “Temos um grande potencial de crescimento do turismo na região. E como é um crescimento saudável e sustentável que está sendo trabalhado, a tendência e dar bons resultados. Para nós, já está sendo ótimo”, afirmou.

Segundo a empresária Alice Nascimento, da Pousada Mutum, o Pantanal é rico em biodiversidade e cultura. Para ela, a riqueza da região deve ser valorizada e conhecida em todos os aspectos: “o homem pantaneiro é de uma singularidade única no mundo. Ele preserva toda as belezas que temos guardadas na região, e é algo que devemos valorizar. Além disso, a nossa cultura se deve a quem vive ali e, sem isso, nada do que temos lá existiria”, enfatizou.
A Visit Brazil Gallery é uma iniciativa do Sebrae Mato Grosso e da Embratur, e conta com o apoio do Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT).
Fonte: Sebrae





