Recentemente, informações que circularam nas redes sociais deixaram muita gente de coração acelerado — e não foi por causa do amor. Segundo as publicações, a igreja católica teria mudado as regras dos casamentos, cancelando o desfile dos padrinhos, as músicas e outras tradições queridinhas dos noivos. O resultado? Um verdadeiro alvoroço.
Mas calma, respira e solta o buquê devagar. De acordo com o padre Renan Cunha, o Vaticano não mudou nada na cerimônia de casamento nas comunidades católicas.
“O Vaticano não publicou nada. As orientações continuam as mesmas do livro do rito sacramental do matrimônio”, explicou o sacerdote.
Segundo ele, o que realmente aconteceu foi que a Arquidiocese de Belo Horizonte divulgou normas pastorais e litúrgicas válidas apenas dentro do seu território diocesano. Essas orientações buscam reforçar a solenidade e a sacralidade da celebração, e evitar que os noivos “inventem moda” demais durante a cerimônia.
💒 Regras do casamento na Igreja
- O Vaticano não mudou nada no rito do matrimônio.
- As novas normas são apenas da Arquidiocese de Belo Horizonte.
- O objetivo é manter a solenidade e o respeito à cerimônia.
- Cada diocese pode ter suas próprias orientações.
- Converse com o padre da sua paróquia — sem pânico!
“São regras que ajudam a preservar o sentido sagrado do matrimônio. Mas isso não quer dizer que todo mundo precise segui-las. Cada diocese tem autonomia. Então, nada de ligar desesperado para a secretaria da paróquia”, brincou o padre, com bom humor.
No fim das contas, a mensagem é simples: antes de entrar em pânico (ou cancelar a playlist do casamento), converse com o pároco da igreja onde você pretende se casar e veja o que vale para aquela diocese.
Fonte: primeirapagina






