O
Brasil vibrou com as quatro indicações de O Agente Secreto no , e nós já estamos prontas para ver mais uma vez o cinema brasileiro representado na maior premiação do cinema de Hollywood. Além das categorias do longa de Kleber Mendonça Filho, a gente também ficou de olho nas nomeações técnicas, como a que envolve Melhor e Maquiagem.
Vem ficar por dentro dos indicados a essa categoria de beleza e saiba quais são os favoritos a levar a estatueta dourada!
Os filmes indicados na categoria de Melhor Cabelo e Maquiagem do Oscar 2026
Frankenstein
O filme do diretor Guillermo del Toro é um grande favorito nessa categoria. Isso porque o trabalho de Mike Hill, artista especializado em próteses, para conceber a criatura, interpretada por , envolveu uma transformação impressionante. O desafio foi chegar em um resultado nunca visto antes nessa história já conhecida e não produzir uma aparência de monstro, mas dar ênfase a um visual que parece realmente ter sido feito à mão por um homem.
O vídeo abaixo mostra os bastidores de todo esse processo envolvido no longa da .
Kokuho – O Preço da Perfeição
Dirigido por Lee Sang-il, o filme japonês se desenrola ao redor do teatro kabuki, uma forma tradicional de teatro do país conhecida pela sua maquiagem artística extravagante chamada kumadori. As pinturas no rosto podem remeter a diferentes estilos de máscaras, e as cores e formatos escolhidos resgatam características do personagem.
Segundo informações da Embaixada do Japão no Brasil, “o vermelho tende a ser ‘bom’ e simbolizar virtude, paixão ou poderes sobrehumanos, enquanto o azul é o ‘mau’, expressando traços negativos, tais como inveja ou medo”.
Pecadores
O departamento de beleza do terror dirigido por Ryan Coogler teve que interligar dois cenários diferentes no cabelo e na maquiagem. O primeiro deles é a ambientação dos Estados Unidos na década de 1930, durante a segregação racial, e o segundo se trata do elemento sobrenatural dos vampiros.
No vídeo abaixo, o maquiador de prótese Mike Fontaine mostra detalhes do seu processo criativo até a execução de maquiagens que imitam queimaduras, cortes, mordidas, sangue e ferimentos de um modo extremamente realista, colocando seu trabalho como um outro favorito ao prêmio.
The Smashing Machine
Para estrelar o filme de Ben Safdie, Dwayne Johnson passava quatro horas sentado na cadeira de maquiagem todos os dias antes das gravações. “Na hora que eu chegava ao set, eu já me sentia no corpo Mark Kerr. Como ele andava, falava e como, de forma violenta, porém afetuosa, ele lidava com a vida e enfrentava seus demônios”, escreveu o ator em legenda de vídeo no Instagram em que conseguimos ver a transformação.
O filme nos apresenta a Mark Kerr, um lendário lutador de MMA, e sua ascensão nos anos 90 e 2000, bem como sua luta contra o vício em analgésicos e as consequências da fama.
The Ugly Stepsister
Mais um terror para a lista, esse filme, da diretora Emilie Blichfeldt, é um reconto macabro da Cinderela com body horror. Além do contexto de época do século 19, que impacta os penteados dos personagens, a maquiadora Anne Cathrine Sauerberg e o designer de próteses Thomas Foldberg caracterizaram Elvira (Lea Myren) como adolescente.
Ao longo da história, que traz discussões sobre padrões de beleza, as mudanças na aparência da personagem, a princípio sutis, vão tomando proporções grotescas, como um transplante de cílios e uma cena em que ela corta seus dedos do pé. Tudo isso exigiu um esforço dos profissionais que trouxe resultados surpreendentes e dignos de indicação ao Oscar.
Qual dos filmes indicados a Melhor Cabelo e Maquiagem no Oscar 2026 é o seu favorito ou está na sua lista para assistir?
+Quer receber as principais notícias da direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.
Lábios esfumados: a tendência de boca que está dominando 2026
Fonte: capricho






