O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) divulgou no último dia 21 de novembro, a atualização do ranking de consumo de combustível dos veículos comercializados no Brasil em 2023. Entre os carros flex mais econômicos, estão os modelos Corolla.
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Veja os carros flex mais econômicos do Brasil
A lista faz parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) e revela o consumo médio de 975 modelos, assim como suas versões de carros de passeio.
Participam 35 montadoras que produzem ou importam para o país.
Vale ressaltar que a iniciativa PBEV completou 15 anos em 2023 e essa nova lista inclui desde lançamentos mais recentes até veículos lançados no ano passado, que não sofreram alterações desde então.
Veja a lista:
Modelo | Consumo cidade (etanol) | Consumo estrada (etanol) | Consumo cidade (gasolina) | Consumo estrada (gasolina) |
12,8 km/l | 11,1 km/l | 18,5 km/l | 15,7 km/l | |
11,8 km/l | 9,7 km/l | 17,8 km/l | 14,7 km/l | |
Renault Kwid 1.0 flex manual | 10,8 km/l | 11 km/l | 15,3 km/l | 15,7 km/l |
Peugeot 208 1.0 flex manual | 10,4 km/l | 11,3 km/l | 14,7 km/l | 16,3 km/l |
Chevrolet Onix Plus 1.0 flex manual | 9,3 km/l | 12 km/l | 13,5 km/l | 17,4 km/l |
Fiat Cronos 1.0 flex manual | 9,9 km/l | 11,4 km/l | 14 km/l | 16,1 km/l |
Fiat Mobi 1.0 flex manual | 9,8 km/l | 11 km/l | 14,2 km/l | 15,5 km/l |
Volkswagen Polo 1.0 turbo flex manual | 9,5 km/l | 11,3 km/l | 13,7 km/l | 16,1 km/l |
Chevrolet Onix 1.0 flex manual | 9,3 km/l | 11,4 km/l | 13,3 km/l | 16,5 km/l |
Hyundai HB20 1.0 flex manual | 9,6 km/l | 10,4 km/l | 13,3 km/l | 14,6 km/l |
Toyota comemora liderança
Roberto Braun, Diretor de Comunicação e Presidente da Fundação Toyota disse em comunicado que a empresa está muito orgulhosa com a liderança no ranking do Inmetro.
“O resultado é consequência direta do uso da propulsão híbrida flex, que utiliza o auxílio do motor elétrico, poupando combustível e evitando emissões de poluentes, refletindo nosso compromisso contínuo com a inovação e a sustentabilidade”.
“Esta conquista é um testemunho do nosso esforço em promover a descarbonização e oferecer aos nossos clientes veículos eletrificados mais acessíveis, que ofereçam eficiência e praticidade, já que não precisam ser carregados em tomada”.
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A medição leva em consideração o consumo energético em MJ/km (megajoules por quilômetro) e em km/l. Em outras palavras, quanto menor for o consumo energético a cada km rodado, mais eficiente o automóvel.
Os carros são classificados de “A” (mais eficientes) a “E” (menos eficientes).
Fonte: garagem360