Notícias

Oposição considera indicação de Messias para o STF como ponto de virada entre Lula e Alcolumbre

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá
oposicao ve indicacao messias stf ponto virada lula alcolumbre

Via @jornaloglobo | Governadores de direita que pretendem disputar a Presidência contra Lula têm acompanhado com lupa a indicação que o presidente fará para o Supremo Tribunal Federal (STF). Existe uma torcida para que o petista indique o advogado-geral da União, Jorge Messias, que hoje é o favorito para o cargo.

O motivo passa longe de qualquer crítica ou afinidade com o AGU. O cálculo é político. A leitura é que, se Lula desagradar Davi Alcolumbre (União-AP), que trabalha pela escolha do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para a Corte, a relação entre ambos pode passar por um “ponto de virada”.

Com resistência na Câmara, Lula tem contado com o presidente do Senado para garantir a votação de temas importantes e, assim, ajudar na governabilidade. Se tiver seu candidato ao Supremo preterido, Alcolumbre pode mudar de postura e passar a dificultar a vida do governo. Ao menos, essa é a torcida dos governadores que fazem oposição a Lula.

Aliados do presidente, no entanto, avaliam que Alcolumbre colocará na balança o cenário eleitoral de 2026 antes de fazer qualquer gesto de afastamento do chefe do Executivo. Isso porque os nomes apoiados pelo presidente do Senado para concorrer ao governo do Amapá e ao próprio Congresso estão atrás nas pesquisas eleitorais. Lula pode despontar como cabo eleitoral importante para os afilhados políticos de Alcolumbre em seu estado.

Nesta semana, Lula fez um gesto a Alcolumbre ao adiar o anúncio de Jorge Messias como indicado para o STF, após se reunir com o presidente do Senado na noite de segunda-feira (20).

Por Bela Megale
Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo
Fonte: @jornaloglobo

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.