Duas edições da Operação Lei Seca foram realizadas em Mato Grosso, na madrugada de domingo (13), e terminaram com nove motoristas presos por embriaguez ao volante em Cuiabá. As abordagens ocorreram simultaneamente nas avenidas Tenente Coronel Duarte, no bairro Dom Aquino, e Beira Rio, no Grande Terceiro.
Ao todo, foram 292 veículos fiscalizados e 210 testes de alcoolemia realizados. Um dos detidos vai responder também por resistência, ameaça e dano ao patrimônio público. As equipes removeram 43 veículos — sendo 37 carros e seis motocicletas — e aplicaram 83 multas por consumo de álcool, ausência de CNH, licenciamento vencido e outras infrações.
Nos casos de embriaguez ao volante, além de responder criminalmente mediante fiança, a multa inicial é de R$ 2.934,70 e pode dobrar para R$ 5.869,40 em caso de reincidência, além da suspensão da CNH.
Coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública, a operação reuniu o Batalhão de Trânsito, Delegacia de Delitos de Trânsito, Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Detran, Perícia Oficial e Identificação Técnica, Corpo de Bombeiros, Polícia Penal e Sistema Socioeducativo, com início por volta das 2h da madrugada.
Fonte: cenariomt