Cuiabá Mato Grosso

Operação da Lei Seca remove 61 veículos em Cuiabá após fiscalização de 280 motos

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Conforme divulgado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), a 78ª edição da Operação Lei Seca fiscalizou 280 motocicletas e removeu 61 veículos por irregularidades, na noite desta quarta-feira (22), na Avenida Professora Edna Affi, bairro Tijucal, em Cuiabá.

O que foi constatado na fiscalização

Segundo o relatório da operação, os agentes realizaram 280 testes de alcoolemia, mas três condutores se recusaram a soprar o bafômetro. Não houve prisões ou autuações por condução sob efeito de álcool.

[Continua depois da Publicidade]

Foram emitidos 89 Autos de Infração de Trânsito (AIT), incluindo:

  • 23 por dirigir sem habilitação;
  • 37 por veículos sem registro ou não licenciados;
  • 68 motocicletas autuadas ao todo.

As 61 remoções de veículos ocorreram após a constatação das irregularidades apontadas na checagem documental.

[Continua depois da Publicidade]

Contexto: fiscalização e segurança viária

A Lei Seca integra o pacote de ações do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), vinculado à Sesp, com participação do BPMTran, Delegacia de Trânsito, Detran, Semob Cuiabá, Sistema Socioeducativo, Polícia Penal, Corpo de Bombeiros e Politec.

Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública indicam que motociclistas representam parcela crescente das vítimas fatais no trânsito no país. A fiscalização busca reduzir acidentes e o uso irregular de veículos — problema recorrente nas capitais.

Em Cuiabá, segundo balanços recentes, as edições da Operação Lei Seca têm sido realizadas semanalmente em regiões com maior incidência de sinistros e denúncias de direção perigosa.

Por que isso importa

O trânsito seguro depende da combinação entre documentação regular, habilitação obrigatória e combate à alcoolemia. A legislação federal prevê multa gravíssima para condutores sem CNH (art. 162 do CTB) e para recusa ao bafômetro (art. 165-A).

Novas edições da operação devem ocorrer ainda este mês, segundo integrantes da força-tarefa ouvidos pela reportagem.

Saiba mais: A primeira ocorrência de Mato Grosso no texto segue diretrizes de transparência editorial.

Reportagem baseada em nota oficial da Sesp-MT e dados públicos do CTB.

Fonte: cenariomt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.