CUIABÁ MATO GROSSO

Obras do Rodoanel em Mato Grosso avançam: 44% já concluídas

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As obras para a implantação do Rodoanel em Mato Grosso, ligando Cuiabá e Várzea Grande, estão com 44% do cronograma cumprido. O governo estadual já finalizou cinco estruturas, entre pontes e viadutos, enquanto outras continuam em execução.

Um dos viadutos concluídos está localizado na junção com a MT-010 (Estrada da Guia), onde atualmente são realizados aterros para acesso e a finalização do asfalto na rotatória inferior. Além disso, as pontes sobre o Rio Cuiabá, o viaduto na MT-251 (Estrada de Chapada) e duas passagens de nível próximas à Igreja Arautos do Evangelho e ao Aeroporto Bom Futuro também têm suas estruturas prontas.

Estão em andamento os viadutos nas interseções com a MT-400 (Avenida Antártica), em Cuiabá, e na BR-163/364, em Várzea Grande, com previsão de entrega ainda para este ano. As obras englobam ainda 21,5 quilômetros de pistas duplicadas em concreto, atualmente na fase de terraplanagem.

Esta primeira etapa do Rodoanel, fruto de uma parceria entre o Governo de Mato Grosso e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), conectará as BRs-163/364 em Várzea Grande à rodovia MT-251 em Cuiabá. A iniciativa visa desviar o tráfego pesado de caminhões do perímetro urbano, tornando as viagens mais rápidas e aliviando o fluxo dentro das cidades.

O investimento inicial previsto para o projeto é de R$ 206 milhões, com o Governo Federal assumindo 60% dos custos e o Estado 40%. Porém, com despesas adicionais em desapropriações e reajustes, o aporte estadual pode subir para até 60% do valor final.

Além da etapa atual, está prevista a construção de um novo trecho ligando a MT-251 à BR-070/163/364, após o Distrito Industrial. Este segmento incluirá pontes sobre os rios Coxipó e Aricá, além de um viaduto sobre a rodovia federal, totalizando cerca de 52 km ao final da obra, conforme aprovação do DNIT.

O histórico do projeto remonta a 2006, quando as obras iniciaram em parceria entre Governo Federal e Prefeitura de Cuiabá, avançando até 2009 com nove quilômetros de pista simples construídos. Após paralisações e denúncias, o projeto foi retomado com novos investimentos e resoluções jurídicas entre 2019 e 2020, com o reinício oficial das obras em 2021.

Fonte: cenariomt

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