Em 2022, os críticos da Sight and Sound, uma conceituada revista britânica de cinema, . Nela, entre obras como , , e mais, o icônico primeiro lugar ficou com , um longa-metragem belga que nem todos conhecem.
Dirigido por e lançado em 1976, na trama, acompanhamos três dias na vida de Jeanne Dielman, uma mulher ainda jovem, porém viúva, que mora com o filho adolescente.
A rotina enfadonha e a clareza de pequenos gestos dessa figura que cuida da casa enquanto o filho está na escola torna-se o alvo da narrativa, principalmente pelo fato de a personagem ocasionalmente se prostituir. Desta forma, a junção do sufocamento do cotidiano com o atendimento aos clientes – feito na própria residência – podem conduzir Jeanne a uma tragédia.
UMA VERDADEIRA SURPRESA

Olympic Films
O fato de Jeanne Dielman 23, Quai Du Commerce, 1080 Bruxelles (título original do filme) aparecer em primeiro lugar configurou uma grande surpresa para quem costuma acompanhar a votação. Feito de tempos em tempos, o ranking da Sight and Sound costuma colocar títulos clássicos como (1941) na ponta – que desta vez, ficou em terceiro lugar.
Com roteiro assinado por Akerman, no elenco, nomes conhecidos do cinema europeu da época marcaram presença, como , e .
Com mais de 3 horas de duração, Jeanne Dielman também ganhou a aprovação de 95% dos críticos do Rotten Tomatoes, através de um consenso de que a película oferece “uma visão persistente, simples e, em última análise, hipnotizante da existência de uma mulher”.
Vale ainda ressaltar que, na eleição, (1958), (1968), (2001), e mais também estiveram presentes – filmes cultuados que você sempre encontra em listas do tipo.

*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso e seja um Adorer de Carteirinha!
Fonte: adorocinema