Durante reunião com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso, a presidente da OAB-MT, Gisela Alves Cardoso, solicitou a criação de uma Vara da Família em Sinop, uma 2ª Vara Criminal em Alta Floresta e uma nova vara em Tapurah, além do reforço de pessoal nas comarcas de Cláudia, Vera e Sapezal.
O presidente do TJMT, desembargador José Zuquim Nogueira, afirmou que a instituição está aberta ao diálogo com a advocacia e destacou o uso de estratégias de inteligência para identificar demandas do Judiciário. Ele mencionou que o concurso de servidores já foi homologado e que o certame para magistratura está em fase final, o que permitirá atender parte das solicitações.
Já o corregedor-geral da Justiça, desembargador José Luiz Leite Lindote, informou que há estudos em andamento para criação de varas nas comarcas mencionadas, com previsão de conclusão em 30 dias. Segundo ele, os dados considerarão fluxo processual e viabilidade orçamentária. Também foi determinado um esforço concentrado nas comarcas de Sapezal, Tapurah e Sinop, a partir de agosto, com atuação do Núcleo de Atuação Estratégica (NAE).
Gisela Cardoso agradeceu pela receptividade do Tribunal e reforçou a importância do diálogo institucional para fortalecer o sistema de Justiça. A reunião contou ainda com a presença de juízes auxiliares do TJMT e conselheiras estaduais da OAB-MT.
Fonte: cenariomt