Em conhecemos Marcelo, o protagonista vivido por , através da rede de pessoas que se forma ao redor dele em Recife. é tão reconhecível que acreditamos conhecê-los fora da tela — e no caso de um deles isso é verdade.
O filme se passa no Carnaval de 1977 sob o contexto da Ditadura Militar e acompanha Marcelo, um professor com um histórico misterioso e que está jurado de morte. Ele sai de São Paulo procurando refúgio em Recife e lá acaba encontrando memórias que deixou pelas esquinas da cidade.
Reprodução/Vitrine Filmes
É na tentativa dele de fugir e se reencontrar com suas raízes que o público é apresentado ao Seu Alexandre, o sogro de Marcelo, avô de seu filho e projecionista do Cinema São Luiz. Em O Agente Secreto, ele é interpretado (com maestria) pelo ator . Já na vida real, ele é um antigo e querido conhecido do diretor .
O Seu Alexandre da vida real aparece em outro filme de Kleber Mendonça Filho
Em , Mendonça Filho faz uma verdadeira escavação de memórias afetivas e históricas a partir das mudanças sociogeográficas do centro de Recife. Durante boa parte do documentário, ele trabalha o tema a partir dos cinemas de rua da capital pernambucana, fechados hoje, em maioria.
Reprodução/Netflix / Vitrine Filmes
Um deles era o Cinema Art Palácio, local de trabalho do Seu Alexandre de verdade. No longa de 2023, Kleber mostra depoimentos que gravou do projecionista há 30 anos, em seus últimos dias comandando a cabine antes do encerramento das atividades do estabelecimento.
, Alexandre compartilha anedotas sobre os títulos que entraram em cartaz durante seus anos de trabalho. Em O Agente Secreto, por exemplo, ele menciona , de , que para toda a trama. Enquanto em Retratos Fantasmas, ele relembra que não aguentava mais ouvir a canção-tema de depois de exibí-lo tantas vezes.
O Agente Secreto está em cartaz nos cinemas brasileiros, enquanto Retratos Fantasmas está disponível para streaming na Netflix.
Fonte: adorocinema






