A obra ilustrada “Mulheres na História Africana em Mato Grosso”, que reúne as trajetórias de Tereza de Benguela, Mãe Bonifácia e Maria Taquara, será lançada nesta terça-feira (9), às 19h, na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá.
Escrito e ilustrado pela historiadora Cristina Soares, o lançamento marca a chegada da versão impressa da obra, que valoriza a memória, a ancestralidade e o protagonismo feminino negro em Mato Grosso, trazendo três mulheres fundamentais para a história do estado. A primeira edição foi produzida em 2021, em formato digital.
O roteiro de “Mulheres na História Africana em Mato Grosso” foi organizado por Everson Constantino, e a diagramação é de Hernane Beltrão. A editora Kofa é responsável pela publicação da versão impressa.
Fruto do Mestrado Profissional em História, de Cristina Soares, o livro traz as trajetórias narradas por meio de pesquisa, texto e arte visual.
O evento de lançamento terá o formato de um sarau, reunindo coletivos, artistas, cantores, autores, poetas e toda a comunidade. Além de apresentações artísticas, haverá o compartilhamento de obras das autoras Bruna Baldo, Ayla Rangel e Daiene Rayssa, e do Coletivo JuMtos.
Premiação Marília Beatriz
A “Premiação Marília Beatriz” tem por objetivo premiar obras literárias e projetos de fomento à literatura em Mato Grosso, a seleção pública contou com R$ 575 mil de investimento total.
O edital homenageia a professora e escritora Marília Beatriz de Figueiredo Leite, incentivadora da literatura, que morreu em 2020, em decorrência da covid-19.
Fonte: primeirapagina






