Grupo do Whatsapp Cuiabá
Notícias

STF determina prisão de bolsonaristas de MT por desrespeito a medidas judiciais

2024 word1

Conteúdo/ODC – O Alexandre de Moraes, do (STF), decretou a prisão de mais dois bolsonaristas de Mato Grosso. Desta vez o magistrado determinou que José Ailton Serafin, de Juara, e Lauro Henrique Souza Xavier, de Alta Floresta, voltem a prisão por violarem medidas cautelares impostas.

Serafin, que estava com a tornozeleira eletrônica desativada desde maio, perdeu o direito à liberdade provisória. Ele é investigado no inquérito 4.921, que apura os mentores e instigadores dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro. Moraes destacou que Serafin desrespeitou as condições impostas, como a suspensão do passaporte, a proibição de posse de armas e o uso de redes sociais, além do monitoramento eletrônico.

A Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT) informou que Serafin desligou a tornozeleira por mais de 48 horas, o que resultou na sua prisão. A decisão foi tomada no final de junho, mas só foi publicada nesta semana com o cumprimento do mandado.

Lauro Henrique Souza Xavier, morador de Alto Araguaia, também teve a prisão decretada por desrespeitar as mesmas medidas. Sua defesa pediu a revogação da prisão, mas a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestou pela manutenção. Segundo a PGR, Xavier não cumpriu as alternativas ao cárcere que lhe foram concedidas, justificando a prisão preventiva.

A decisão de Moraes foi respaldada pela PGR, que apontou que a defesa de Xavier não conseguiu explicar os descumprimentos das medidas cautelares. Com isso, o ministro manteve a prisão preventiva.

Com essas decisões, Serafin e Xavier se juntam a outros mato-grossenses que tiveram as prisões decretadas por violarem o monitoramento eletrônico, incluindo Lindalva Cesaria de Campos, Valdir de Souza, Reginaldo Silveira, Paulo Roberto de Moraes Delgado e Elisangela Maria de Jesus Moura.

Fonte: odocumento

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.