Sebrae/MT participa da 2ª caravana da Sudeco 2024 em Cuiabá e Sinop
O evento foi realizado nesta terça-feira (14) na capital mato-grossense e irá para o Nortão do estado nesta quinta-feira (16)
15/05/2024 às 17:02
Com R$ 3,3 bilhões de recursos disponíveis para utilização em linhas de créditos a pequenos empreendedores, micro e pequenas empresas, a 2ª Caravana da Sudeco (Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste) chega a Mato Grosso. O evento realizado nesta terça-feira (14), em Cuiabá e quinta (16) em Sinop, conta com diversos parceiros, entre eles o Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso).
Na Capital, o evento ocorreu no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, anexo à Assembleia Legislativo de Mato Grosso (ALMT), e em Sinop será na agência do Sebrae/MT no município, das 08h às 17h no Espaço SebraeLab. Em ambos eventos o Sebrae/MT oferece palestra e atendimento gratuito no local.
O objetivo da Caravana da Sudeco é orientar pequenos empreendedores, micro e pequenas empresas sobre fundos de financiamentos, como por exemplo o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) e o Fundo do Desenvolvimento do Centro-Oeste (FDCO), facilitando o acesso ao crédito.
A ação também oferece atendimento ao público, oficinas sobre convênios e palestras com diversos temas, entre elas, ‘Conexões financeiras e Empreendedorismo’, ministrada pelo gestor estadual de Crédito do Sebrae/MT, Fabio Apolinário.
“É importante a participação do Sebrae/MT para auxiliar o empreendedor sobre as possibilidades de linhas de crédito, e, assim ele receber orientações sobre como acessar os recursos. Muitas vezes o empresário não consegue acessar um crédito e com a ajuda do Sebrae ele consegue se preparar para buscar o recurso, se realmente for necessário. Avaliamos se a empresa necessita do crédito mesmo ou se é algo que pode ser resolvido apenas com uma consultoria financeira e melhorias na gestão. Então a nossa atuação é muito voltada para ajudar o empresário a identificar a real necessidade”, explicou Fábio Apolinário.
Para a diretora administrativa da Sudeco, Luciana Barros, o evento tem a finalidade de disponibilizar ao setor produtivo, todas as possibilidades de acesso aos recursos. “A expectativa é conseguir oportunizar mais acessibilidade aos créditos, desmistificando o processo. Para isso, nós trouxemos o maior número de pessoas que entendem das informações para tirar dúvidas e fornecer informações”, afirmou.
A diretora explicou que do montante final, R$ 920 milhões já estão aplicados em 1174 contratos já firmados. Desse total, 68% dos contratos efetivados são da cota rural. O recurso global foi dividido meio a meio entre investimento para urbano e rural.
Caravana da Sudeco
Em 2023, a caravana passou por Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, lançando novas linhas de financiamento do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste: FCO Mulher Empreendedora, FCO Irrigação e o FCO Leite, demonstrando o compromisso contínuo da autarquia com o desenvolvimento econômico e social da região.
Agora, em 2024, a intenção é continuar a promoção do desenvolvimento local, estimulando a geração de empregos e renda na região, fornecendo orientações para que os pequenos empresários locais possam ter informações de acesso ao crédito de maneira mais eficiente.
A Caravana é uma realização da Sudeco, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e Governo do Brasil. O apoio vem do Sebrae Nacional e Sebrae/MT, Banco do Brasil, Governo de Mato Grosso e Assembleia Legislativa de Mato Grosso. As instituições parceiras são: prefeitura Municipal de Sinop, Secretaria de Estado e Desenvolvimento Econômico do Governo do Mato Grosso, Sicredi, Desenvolve MT, Cresol, SICOOB, FCDL, ACCUIABÁ, OCB e CST.
Fonte: Sebrae