Sophia @princesinhamt
Notícias

Oficial de Justiça tem pedido de Aposentadoria Especial negado por falta de comprovação de condições de risco à saúde

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá
aposentadoria especial oficial justica negada por falta comprovacao condicoes risco saude

Via @trf1oficial | A 9ª Turma do Tribunal Federal da 1ª Região (TRF1) negou a apelação de uma oficial de justiça que buscava anular o que indeferiu seu pedido de especial.

A apelante argumentou que, na qualidade de oficial de justiça, tem direito à aposentadoria especial com paridade e integralidade de proventos, baseando-se em várias legislações e decisões que reconhecem o risco de sua atividade.

Segundo o relator do , juiz federal convocado Paulo Roberto Lyrio Pimenta, o direito à aposentadoria especial para a categoria a que pertence à autora foi reconhecido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), mas não houve comprovação suficiente por parte da autora de que seu trabalho ocorreu em condições prejudiciais à saúde, o que é necessário para a concessão do benefício. Além disso, a percepção de gratificações ou adicionais de periculosidade não garante, por si só, o direito à aposentadoria especial, conforme a jurisprudência do STF.

“(…) Como não há possibilidade, diante das provas coligidas, de se conceder aposentadoria especial à recorrente, prejudicada está a análise da pretensão de atribuição ao cálculo da mensal inicial desse benefício da integralidade e da paridade”, concluiu o relator.

  • Processo: 0069930-42.2011.4.01.3400

Fonte: @trf1oficial

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.