A 8ª onda de calor se aproxima de Mato Grosso! Prevista para ganhar força a partir deste domingo (29), após o alívio trazido pelas chuvas nessa semana, a nova onda deve fazer o ar quente e seco retornarem para cuiabá, com temperaturas entre 40°C e 42°C, segundo a Agência Climatempo.
8ª onda de calor no país
Conforme a previsão da Climatempo, as temperaturas irão disparar novamente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, se intensificando nesta segunda-feira (30).
Com isso, a qualidade do ar ficará comprometida pelo menos até o dia 8 de outubro.
No Centro-Oeste, a previsão é de temperaturas cerca de 3°C a 5 °C acima da média. Em Cuiabá, por exemplo, a previsão é de máximas na casa dos 40 e 42 °C.
A situação só deve amenizar nas regiões Sul e Sudeste do país, a partir da próxima quarta-feira (2). Porém, o calor continua castigando regiões centrais do país, como em Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.
cuidados especiais
- Evite exposição ao sol
- Tome muito líquido
- Evite praticar exercícios físicos entre 10h e 17h
- Use soro fisiológico nas narinas para hidratação
Impactos na saúde
A OMS (organização mundial da saúde) alerta que o calor impacta principalmente as pessoas que estão em grupos de vulnerabilidade, como idosos, crianças e pessoas em situação de rua.
Os profissionais que trabalham expostos na agricultura, construção civil e trabalhadores manuais, além de pessoas com doenças neurológicas, cardiovasculares, pulmonares, renais e diabetes, apresentam maior vulnerabilidade às variações climáticas.
A temperatura média do corpo humano costuma variar entre 36º e 37ºC. Quando estamos sob altas temperaturas, o corpo sofre estresse térmico e perde a capacidade de regular e manter a temperatura corporal normal.
Ao chegar aos 40ºC, o corpo passa por um processo chamado de “insolação”, fazendo com que o mecanismo de transpiração falhe e o corpo não consiga se resfriar. Nesse processo, a pessoa acaba perdendo muita água, sais e nutrientes importantes para manutenção do equilíbrio do organismo.
Com isso, uma pessoa pode ter sintomas como tontura, dor de cabeça, náusea, pele quente e seca, e ter dificuldades na respiração. O calor intenso no corpo pode agravar doenças cardiovasculares e respiratórias, levando a quadro mais graves e até a morte.
Fonte: primeirapagina