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Mulheres empreendedoras em Mato Grosso: Liberdade e autoestima impulsionam negócios

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Pesquisa: Principais motivos que levam mulheres mato-grossenses a empreender são liberdade e autoestima

Sebrae/MT busca compreender o perfil e identificar barreiras para ajudar e fortalecer mulheres empreendedoras com ações e soluções estratégicas voltadas ao público feminino

Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT
ASN MT
01/03/2024 às 10:20

A pesquisa do Empreendedorismo Feminino em Mato Grosso, realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT), aponta que 49% das entrevistadas buscam liberdade e melhorar a autoestima como os principais motivos que as levaram a empreender. Em seguida, elas citam a necessidade financeira (38%) e a percepção de oportunidade (29%) como os fatores para se tornarem empreendedoras.

A diretora Superintendente do Sebrae/MT, Lélia Brun, explica que o levantamento foi elaborado para compreender melhor o perfil destas empreendedoras, identificar possíveis barreiras enfrentadas por ela e, a partir disso, apresentar soluções e propor ações estratégicas para fortalecer e fomentar o empreendedorismo feminino no estado.

“Com a pesquisa sabemos quais são os principais desafios relacionados ao processo de empreender que essas mulheres mato-grossenses enfrentam, para que assim a gente possa cada vez mais elaborar soluções de fortalecimento para o público feminino, que geralmente esbarra em dificuldades em comum, como a concorrência acirrada, conciliar carreira e maternidade, dupla jornada, entre outros aspectos. Para fortalecer este público, o Sebrae/MT oferece programas, serviços, soluções e produtos, que além de ajudar a reduzir as dificuldades, também apresentam mais oportunidades”, disse a Superintendente.

De acordo com a pesquisa, as principais barreiras enfrentadas pelas mulheres ao iniciar o próprio negócio são: concorrência acirrada (39%), falta de experiência (22%), vendas de produtos e serviços (20%), falta de capital (17%) e dupla jornada (16%).

Sebrae Delas

Lélia Brun explica que a instituição desenvolve a estratégia de atuação com o Empreendedorismo Feminino no estado em diversas frentes, sendo um destes programas o ‘Sebrae Delas’, para apoiar e incentivar a jornada empreendedora de mulheres, por meio da criação de espaços de formação e promoção do empreendedorismo de forma igualitária. Ela ressalta que a pesquisa apresenta parâmetros para auxiliar no desenvolvimento das ações voltadas ao fortalecimento dessas empreendedoras.

“O Sebrae Mato Grosso tem trabalhado incansavelmente para fortalecer o ecossistema feminino, e assim inspirar e ajudar mais mulheres a empreenderem. Em 2023, mais de 5 mil mulheres foram atendidas pelo programa no estado e para 2024 o objetivo é ampliar essa rede de contatos, apoio e trocas de experiências”, descreve a diretora.

O programa Sebrae Delas trabalha os três pilares fundamentais para o desenvolvimento do empreendedorismo feminino: o ‘Eu’, que é o desenvolvimento da mulher na vida pessoal, carreira, família e outras áreas; o ‘Meu’, que envolve empresas e ideias de negócios e o ‘’, que faz a conexão dessas mulheres empreendedoras para formar uma rede de cooperação de empreendedorismo feminino.

Ao todo 12 cidades de todas as regiões do Estado já integram o programa. Além de Cuiabá, o Sebrae Delas já foi lançado em Rondonópolis, Alta Floresta, Rosário Oeste, Sinop, Sorriso, Barra do Garças, Confresa, , Lucas do Rio Verde, Tangará da Serra e Cáceres. Em 2024, outras cidades devem ser contempladas com a ação de fomento ao empreendedorismo.

Força Mulher

Em 2024, o Sebrae contará com um reforço no trabalho de apoio e desenvolvimento de mulheres empreendedoras. A nova solução nomeada ‘Força Mulher’ tem o objetivo de promover a inclusão produtiva de mulheres em situação de vulnerabilidade social, por meio do empreendedorismo. O projeto será desenvolvido pelo Sebrae/MT, com o apoio das prefeituras e Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), para promover a independência financeira, empoderamento e fortalecer estas mulheres.

“O Sebrae tem atuado fortemente com as mulheres nos projetos setoriais e por meio do Sebrae Delas, e neste ano pretendemos ampliar essa rede de atendimento com mulheres que se apresentam numa condição de vulnerabilidade social, e uma das formas de mudar essa é por meio do empreendedorismo, promovendo a conquista do trabalho e a de renda, e que oportunize a essa mulher a independência financeira. Além disso, o Força Mulher pretende auxiliar na autoestima dessas mulheres e o resgate da dignidade, para que elas possam se desenvolver para além do ”, explica Marlei Rosa, gestora de Empreendedorismo Feminino do Sebrae/MT.

A gestora ressalta sobre o número de mulheres provedoras dos lares, dado apontado na pesquisa. “Quase metade das mulheres ouvidas são as únicas responsáveis pelo sustento do seu , sendo que muitas são mães que se dividem em dupla jornada. O Sebrae/MT tem o objetivo de fortalecer e desenvolver ações de empreendedorismo feminino para transformar esse cenário e fazer com que as mulheres se tornem cada vez mais protagonistas”, explica.

Cenário em Mato Grosso

De acordo com a pesquisa do Empreendedorismo Feminino em Mato Grosso, 52% das mulheres atuam no setor de comércio, 43% no setor de serviços e 4% na indústria. Os principais setores administrados pelas empreendedoras mato-grossenses são: 23% no ramo de alimentos e bebidas, 20% em roupas e vestuário, 16% em higiene e cosméticos, 13% em artesanato e economia criativa, 12% em saúde e bem-estar, 5% em transporte e logística, e 5% em materiais de construção.

Para aproximadamente 46% das mulheres, o principal sustento de seus lares provém de seus empreendimentos, das quais 35% também são mães. Das que trabalham em casa, 72% das mulheres ouvidas têm filhos, o que representa a dupla jornada entre a maternidade e o trabalho na rotina como mãe e empreendedora.

Marlei Rosa, comenta que os dados ajudam a entender o perfil da mulher empreendedora de forma mais ampla. “Essas mulheres geralmente buscam empreender para poder ter a oportunidade de renda, mais tempo com o filho e dividir as tarefas da casa também. Outro dado que chama bastante a atenção é em relação à faixa etária dessas mulheres. Hoje o maior percentual de mulheres empreendedoras está a partir de 30 anos, então são mulheres que já possuem uma vivência, e provavelmente já vêm de um mercado de trabalho e acabam optando por empreender por necessidade, realização de um sonho ou por uma oportunidade”, descreve.

Quando se trata das dificuldades e desafios, as empreendedoras citam que buscam novas tendências (48%), oferecem serviços personalizados (36%), investem em capacitação e atualização (31%), utilizam feedbacks de clientes (24%) e utilizam outras ferramentas para superar os desafios e melhorar os resultados. “Além dos atendimentos, desenvolvemos consultorias, capacitações, missões técnicas e muitas outras ações para reunir mulheres. Atualmente, também temos muitas mulheres líderes na gestão de empresas, somado a isso temos as mulheres empreendedoras que estão à frente de seus próprios negócios, e isso é fundamental para criarmos uma rede de apoio e conexão ainda maior para o fortalecimento do empreendedorismo feminino”, reforça a gestora ao descrever as oportunidades que o Sebrae/MT oferece para as mulheres vencerem barreiras e dificuldades ao empreender.

“Muitas citaram na pesquisa a concorrência acirrada como um desafio, quanto a isso podemos considerar o aumento no número de empresas abertas, por consequência aumenta a concorrência no mercado. Elas se preocupam e afirmam que buscam inovar, buscam novas tendências, oferecem serviços personalizados, investem nas vendas on-line, tudo isso para agregar valor ao produto ou ao serviço e facilitar o relacionamento com o cliente, e assim ter um diferencial de mercado. As empreendedoras têm se preocupado om a gestão do negócio e isso é muito positivo porque o Sebrae/MT está aqui para ajudá-las em tudo isso”, conclui a gestora.

Pesquisa

A pesquisa do Empreendedorismo Feminino em Mato Grosso teve o objetivo compreender o perfil demográfico e por setor das mulheres empreendedoras, avaliar o desempenho empresarial e econômico, identificar barreiras e desafios enfrentados, explorar o uso de tecnologia e inovação, compreender experiências pessoais e desafios superados, avaliar o ambiente empresarial, explorar aspectos emocionais e bem-estar para oferecer apoio para o desenvolvimento das mulheres empreendedoras. O levantamento foi realizado durante os meses de janeiro e fevereiro de 2024 e ouviu 1111 mulheres empreendedoras de Mato Grosso.

Fonte: Sebrae

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