Cooperativa de mulheres mato-grossenses produz biojoias com látex para desenvolver comunidade
Com o apoio do Sebrae/MT, cooperativa atua na transformação sustentável da matéria-prima das seringueiras e gera renda para as mulheres do Distrito de Ouro Branco do Sul
20/09/2024 às 10:06
As mulheres da Cooperativa de Seringueiros de Ouro Branco do Sul (COOPSOB), distrito de Itiquira, no interior de Mato Grosso, criaram a marca Flores de Seringueira, com o objetivo de produzir biojoias, que são acessórios feitos a partir de materiais naturais, para desenvolver a comunidade com o uso da matéria-prima de forma sustentável. Com o auxílio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT), a cooperativa tem se tornado exemplo de transformação feminina na região.
A cooperativa foi criada em fevereiro de 2012 e possui 110 assentados atualmente. Segundo a diretora Cristiane Silva Reis, após o fechamento de uma empresa que atuava no local, alguns ex-funcionários adquiriram hectares de terra e passaram a comercializar parte da borracha produzida na região.
“Criamos a cooperativa com o intuito de comercializar o nosso próprio produto e não ficar na mão do atravessador. Atualmente, nosso principal produto é a borracha, mas já estamos em processo de transformação com o projeto voltado ao uso da matéria-prima para a produção de biojoias. Esse projeto envolve as mulheres e os jovens aqui do município para fomentar a comunidade, gerar renda e trazer melhorias para cá”, explica.
Com uma produção sustentável, as mulheres transformam o látex em mantas coloridas e, em seguida, as mantas são transformadas em brincos, colares, pulseiras, bolsas, carteiras, toalhas de mesas e até capas de almofadas.
“Transformamos a matéria-prima de forma sustentável para gerar renda para essas mulheres e jovens da comunidade. Nossa maior missão é manter a floresta em pé por meio da renovação das seringueiras e assim conseguir manter a atividade econômica aqui da região”, afirma.
A diretora comenta que o objetivo da cooperativa é se tornar referência comercial na produção de biojoias para transformar a vida das famílias que fazem parte da comunidade por meio do empreendedorismo.
“Iniciamos no empreendedorismo junto com as mulheres nessa atividade das biojoias. Estou coordenando o projeto e temos um desafio bem grande porque ser empreendedora não é fácil. Até conseguir colocar o produto no mercado, ele ser reconhecido e se manter no mercado é uma jornada bem trabalhosa, mas também muito gratificante. Antes do projeto das biojoias, não sabíamos os talentos que tínhamos. Temos mulheres muito talentosas, algumas na costura, outras no design, cada uma com as suas particularidades”, afirma.
Cristiane Silva Reis descreve que, com o apoio do Sebrae/MT, as mulheres têm aprendido mais sobre empreendedorismo, liderança e empoderamento.
“Já sabíamos que o Sebrae atuava no desenvolvimento do pequeno produtor, mas passamos a ter uma parceria maior quando uma consultora veio até aqui. Nós recebemos orientações e conhecimento para impulsionar nosso negócio e até agora conseguimos resultados bem positivos”, explica.
A diretora relata que o grupo já participou de diversas ações e eventos voltados ao empreendedorismo e destaca que uma das palestras marcou as mulheres de forma diferente.
“O conteúdo da palestra ‘Os Segredos Mágicos do Empreendedorismo de Sucesso’, com o Bruno, aqui no município, veio em um momento muito necessário, porque as meninas estavam desmotivadas. Recebemos dicas, foi mostrado que no começo é difícil e que temos que persistir e isso foi marcante. Saímos todas motivadas e mais animadas para alcançar nossos objetivos”, afirma.
As mulheres da cooperativa também participaram, em 2023, do maior evento de empreendedorismo feminino de Mato Grosso, o ‘Inteiras para Liderar’. Cristiane Silva Reis destaca que a experiência foi impactante para as participantes que fazem parte da iniciativa no município.
“Participamos do ‘Inteiras para Liderar’ e foi muito incrível porque ouvimos mulheres com experiências muito boas e saímos de lá com um conhecimento e uma bagagem muito grande. A palestrante Leila Navarro falou sobre momentos em que tudo está dando errado e precisamos mudar a rota e isso me marcou muito. Algumas coisas levamos para a vida e todos os conselhos e dicas foram muito importantes e enriquecedores para todas nós”, disse a diretora da cooperativa.
Inteiras para Liderar
Neste ano, o maior evento de empreendedorismo feminino de Mato Grosso será realizado no Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino (19 de novembro), no centro de eventos do Pantanal, em Cuiabá. A ação pretende reunir empresárias de todo o estado, com caravanas saindo do interior, para uma programação voltada ao empreendedorismo, empoderamento e autoconhecimento.
A edição contará com mais de sete horas de programação e com uma palestra da empresária e atriz Giovanna Antonelli para auxiliar na transformação das mulheres do estado. O link para as inscrições estará disponível em breve.
Fonte: Sebrae