A Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) implantou em sua estrutura administrativa a ouvidoria setorial. O ato foi oficializado nesta terça-feira (7), via Portaria nº 002/2023 publicada na Gazeta Municipal, e faz parte do planejamento da gestão Emanuel Pinheiro de ampliar a participação popular na Administração Municipal.
Conforme o documento, a ouvidoria setorial da Limpurb permanecerá vinculada tecnicamente à Ouvidoria Geral do Município (OGM), que tem liderado a implantação dessa ferramenta na Prefeitura de Cuiabá. O processo abrange tanto os órgãos da administração direta quanto entidades da administração indireta.
Na empresa pública, o setor será responsável por receber, registrar e buscar soluções para as sugestões, solicitações e denúncias referentes aos procedimentos e ações dos agentes e setores. As manifestações poderão ser realizadas pelo telefone (65) 3645-5500 ou via e-mail [email protected]
“O prefeito Emanuel Pinheiro sempre prezou por uma administração com envolvimento efetivo de toda a sociedade. O fortalecimento da ouvidoria é mais uma ação que caminha nesse sentido. Por meio dessa ferramenta, o cidadão poderá fazer sua manifestação e, dentro do prazo legal de 30 dias, obter sua resposta”, explica o diretor-geral da Limpurb, Júnior Leite.
RESULTADOS
Segundo balanço da Ouvidoria Geral do Município (OGM), o exercício de 2022 foi encerrado com mais de 19 mil manifestações formalizadas. Desse total, 74% foram esclarecidas e 16% estão em andamento. Ainda de acordo com a OGM, neste mesmo período, o trabalho conquistou 70% de aprovação popular.
A OGM tem por finalidade promover o exercício da cidadania, acolhendo, encaminhando e acompanhando sugestões, reclamações, denúncias, reivindicações e elogios relativos à prestação de serviços públicos. Também cabem ao órgão as representações contra o exercício negligente ou abusivo de cargos, empregos e funções do Poder Executivo Municipal.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!
Fonte: unicanews