Uma geração inteira com pré-disposição a doenças crônicas. É isso que uma pesquisa apontou sobre o futuro no Brasil: 80% dos nossos jovens têm comportamentos que favorecem o aparecimento de doenças como obesidade, hipertensão e até câncer.
Os dados são do Covitel 2023, que investiga fatores de riscos para doenças crônicas não transmissíveis. Foram ouvidos, por telefone, 9 mil brasileiros de todas as regiões do país.
A pesquisa considera jovens as pessoas com idade entre 18 e 24 anos. E, segundo os dados levantados, os maus hábitos são:
- Baixo consumo de frutas e legumes
- 66,3% não consomem frutas na quantidade recomendada: 5 vezes na semana.
- 60,8% não consomem legumes na quantidade recomendada: 5 vezes na semana.
- Elevada ingestão de refrigerantes e sucos artificiais
- 24,3% consomem frequentemente: 5 vezes na semana ou mais.
- Pouca ou nenhuma atividade física
- 63,1% não praticam os 150 minutos semanais, recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Enquanto isso, mais de 76% desses jovens admitiu passar mais que 3 horas por dia na frente de telas (celulares, tablets ou televisão) apenas para lazer. Ou seja, um tempo que ainda se soma ao gasto estudando ou trabalhando em frente a um computador.
Além disso, a pesquisa apontou que o sono das pessoas com idade entre 18 e 24 anos não anda tão bom. Apenas 54% disse dormir a quantidade de horas recomendada: de 7 a 9 horas por noite.
O reflexo desses hábitos já apareceu na pesquisa: 40,3% das pessoas com idade entre 18 e 24 anos têm sobrepeso ou obesidade. A medida foi feita com base no Índice de Massa Corporal (IMC), um cálculo que leva em conta o peso e a altura do indivíduo.
Fonte: olivre.com.br