Nesta semana, o Dia de Ajudar recebeu o novo secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo.
Antonio Junqueira falou sobre vários assuntos relevantes ao agronegócio, Plano Safra, regularização fundiária, linhas de crédito e seguro rural.
Na primeira parte da entrevista, Antonio Junqueira começa destacando suas prioridades à frente da secretaria.
O novo secretário classificou como ‘triste’ a divisão do Ministério da Agricultura. “É muito triste que o Ministério da Agricultura tenha sido fatiado. Acho que o ministério perdeu importância”, disse.
No entanto, ele afirmou que o próximo Plano Safra deverá ser robusto. “A gente prevê que o setor deve faturar 6% acima do faturado em 2022. Eu espero que o plano safra venha também com um aumento desta ordem”, afirmou.
Na entrevista, Junqueira falou sobre as prioridades da pasta.
“As nossas grandes prioridades no momento serão a digitalização total da secretaria da agricultura e a conectividade do campo. É muito importante que todos estejam conectados”, disse.
Segundo o secretário, São Paulo tem 407 mil propriedades rurais, sendo que 190 mil são pequenos produtores, com até 22 hectares. “Nós precisamos dar condições de trabalho para todos os produtores”, afirmou.
Crédito rural
“Em São Paulo nós já temos 100% das propriedades levantadas. Hoje, nós incentivamos os produtores a acessarem o Cadastro Ambiental Rural (CAR). E através dele, apertar um pequeno botão para ele ter o registro do Programa de Regularização Ambiental (PRA). Com isso, o produtor terá todos os acessos a financiamentos, venda e compra de propriedades, sucessão”.
Programa rotas rurais
“Praticamente todas as estradas rurais do estado estão mapeadas. Basta que cada prefeito faça um pequeno ajuste no programa, e ele terá todas as estradas da cidade mapeadas. Com isso, os produtores também terão acesso. A polícia chegará rapidamente em caso de assaltos, algo que infelizmente tem acontecido muito. Nós também vamos promover um convênio com Associação Paulista de Supermercados (Apas). E com as estradas mapeadas, os mercados de uma determinada região vão ter acesso aos produtores locais, que chegarão mais rápido e mais baratos”.
Agricultura familiar
“Dentro da secretaria da agricultura nós temos um programa chamado fundo de expansão do agronegócio paulista (Feap/Banagro), que contempla produtores com faturamento anual bruto de até R$ 1 milhão. Cada CPF pode pegar até R$ 300 mil com juros de 3% ao ano. E existem várias linhas de investimento neste programa. Outra coisa que será muito bem trabalhada será o seguro rural. Dentro do feap, nós contemplamos o seguro rural. É um programa muito inteligente que deverá ser fortificado dentro deste governo”.
Fonte: canalrural