A Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso, a Desenvolve MT, capacitou, nesta quinta e sexta-feira (10 e 11.10), 10 agentes de crédito do interior do Estado para atualizações nos procedimentos de cadastro e orientações sobre como ajudar os empreendedores durante a solicitação de crédito.
Participaram agentes dos municípios de Campo Verde, Lucas do Rio Verde, Matupá, Sinop e rosário oeste, além de credenciados da Associação Brasileira de Hotéis do Mato Grosso (ABIH/MT) e do Fundo de Sanidade e Desenvolvimento da Suinocultura Mato-grossense (FSDS).
O minicurso teve seis módulos que envolveram as fases de liberação do crédito, desde o cadastro do empreendedor até a aprovação e pagamento.
Com um passo a passo das funções de um agente de crédito, o curso explica de forma mais aprofundada sobre as linhas de crédito da Desenvolve MT, como identificar qual a mais apropriada para o empresário e quais prazos devem ser seguidos. Além disso, orienta sobre como informar e conversar com o cliente, e até como assinar os contratos de forma online, como meio de desburocratizar e agilizar os processos.
“Estamos comprometidos em fortalecer nossa rede de agentes de crédito e garantir que eles estejam prontos para atender às demandas dos nossos empreendedores. Acreditamos que, com esse conhecimento, juntos podemos impulsionar o desenvolvimento dos empreendedores do nosso Estado”, declarou Julianna Castro, assessora técnica especial da Agência, que ministra o curso e é responsável por coordenar os agentes de crédito.
Agente de crédito há três anos, Daiane Duarte, que atua na Sala do Empreendedor do município de Lucas do Rio Verde, destacou a importância de se manter atualizada para garantir um bom atendimento.
“Eu busco me aperfeiçoar, pesquisar no site da agência, mas ainda restavam dúvidas sobre como dar início, como ensinar um fornecedor ou um cliente. A cada dia surge uma dúvida diferente, por isso é importante nós estarmos sempre nos atualizando”, afirmou.
Além do crédito 100% digital, a Desenvolve MT atua em todo o Estado por meio de parcerias com prefeituras e entidades representativas, facilitando o acesso ao crédito. Os convênios incluem treinamentos periódicos com os agentes de crédito credenciados. Em 2024, mais de 86 agentes de 52 municípios já foram capacitados.
O curso visa garantir que os agentes de crédito estejam qualificados para auxiliar os empreendedores do início até o fim do processo de solicitação. Ele serve tanto para atualizar os agentes atuantes sobre as mudanças nos processos de solicitação, quanto para capacitar os novos agentes credenciados, como Valdirley Nunes, do Centro de Atendimento Empresarial (CAE) de Sinop.
“Eu vim até Cuiabá para buscar essa capacitação e atender melhor as pessoas que vão nos procurar. Gostei muito do conteúdo e isso vai nortear nossa atuação no município”, contou Valdirley.
Consulte aqui os municípios parceiros.
Fonte: gazetamt