Grupo do Whatsapp Cuiabá
Notícias

Como denunciar focos de dengue em Cuiabá: saiba onde e como agir!

2024 word3

Com o surto de dengue em todo o país e a chegada das chuvas em Mato Grosso, é importante redobrar os cuidados. Em Cuiabá, existe um número de telefone exclusivo para denúncias de focos de mosquitos da dengue: o (65) 3318-6059, contato do Centro de Zoonoses, da Secretaria Municipal de Saúde.

Um erro muito comum da população é telefonar para a Vigilância Sanitária em busca desse atendimento porém os locais fornecem serviços diferentes e isso não é o recomendado.

2024 word3
Os canais corretos para fazer a denúncia são no telefone ou e-mail do Centro de Controle de Zoonoses de Cuiabá. (Foto: Divulgação/SES)

Outra forma de acionar o Centro de Controle de Zoonoses é através do e-mail: ccz.saude@cuiaba.mt.gov.br. Ao acionar a Zoonoses, o denunciante solicita uma ordem de serviço para atendimento.

Para quem mora em prédio, a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Alessandra Carvalho, orienta que não adianta apenas afirmar apenas que viu uma “pela janela”; é preciso divulgar o endereço exato da residência que possui foco de mosquito.

Ela destaca ainda que o denunciante pode manter sua identidade em sigilo.

Combate à dengue

A coordenadora do Centro de Controle também ressalta a necessidade de conscientização e participação da população na luta contra a dengue, especialmente diante do aumento de 26% nos casos em comparação ao mesmo período do ano anterior, totalizando 55 casos confirmados na cidade até o momento.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, para combater e prevenir a proliferação da dengue na cidade, já foram realizadas, apenas este ano, o total de 52.929 visitas domiciliares em diversos bairros da capital, com o objetivo de identificar e tratar potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

Nesse contexto, foram tratados 5.503 imóveis e 6.209 depósitos que poderiam servir como locais de do vetor.

Além disso, mais de 30 bloqueios de casos suspeitos foram realizados, abrangendo mais de 785 casas, utilizando larvicidas para interromper o ciclo de reprodução do mosquito.

Nos bloqueios, o Centro de Zoonoses vai até o local e aplica larvicida na residência com foco e nos imóveis ao redor, que também possuem risco.

Alessandra Carvalho destaca a importância do LIRA (Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti) para identificar e monitorar os índices de infestação nos diferentes bairros da capital, para o direcionamento das estratégias de combate de forma mais eficaz.

Uma das ações adotadas pela prefeitura foi a campanha “10 Minutos contra o Aedes Aegypti”. Essa iniciativa busca incentivar a população a dedicar um curto período semanal para eliminar possíveis focos do mosquito em suas casas ou locais de trabalho, inspirada em estratégias bem-sucedidas adotadas em outras localidades.

Parcerias estratégicas com alguns estabelecimentos foram efetivas a fim de unir esforços no combate a esse agravo.

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.